Público-alvo do “Reconstruindo caminhos” é formado de adolescentes entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social: sob medidas protetivas ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Assembleia Legislativa do Estado assinaram nesta terça-feira (4) um convênio que permitirá a oferta de cursos de capacitação gratuitos para jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social: sob medidas protetivas (acolhidos em abrigos da capital) ou em cumprimento de medidas socioeducativas. O projeto, denominado “Reconstruindo Caminhos”, é
uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ) e será executado em parceria com a Escola do Legislativo Senador José Lindoso.
Assinaram o convênio o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões; o presidente da Aleam, deputado David Almeida; a coordenadora da COIJ, juíza Rebeca de Mendonça Lima, e a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti.
O desembargador Yedo destacou a relevância de parcerias como a firmada nesta terça, para gerar oportunidades a jovens que, muitas vezes, são estigmatizados pela sociedade. “Este é um trabalho que traz muita satisfação para nós, pois estão sendo geradas oportunidades, estamos possibilitando a estes jovens uma preparação profissional e buscando formar verdadeiros cidadãos. Eu penso que, além dos órgãos públicos, a sociedade em geral deveria se envolver nestas ações, olhar para esses jovens que se encontram na periferia, sem emprego, sem capacitação e, muitas vezes, com problemas familiares e prepará-los para o mercado de trabalho, destacou o presidente do TJAM.
A juíza Rebeca de Mendonça Lima, coordenadora da Infância e Juventude, explica que esta parceria visa, principalmente, alcançar os adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social. “Serão beneficiados pelo projeto tanto aqueles que se encontram em medidas de proteção, quanto aqueles que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em regime aberto, prestando serviço à comunidade ou em liberdade assistida. A nossa intenção, por meio desse projeto, é capacitar, qualificar os adolescentes de maneira que eles adquiram independência financeira por meio da profissionalização”, apontou a magistrada.
O presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSD), destacou que, num primeiro momento, por meio da Escola do Legislativo, será possível capacitar 45 menores. “Após a Semana da Pátria já deveremos iniciar a capacitação direcionada a esses menores. Estamos muito honrados de poder colaborar desta forma, é a união dos Poderes em prol da sociedade”, enfatizou o deputado.
Deborah Azevedo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209