Desembargador Yedo Simões e Tarcísio Estefano Rosa reuniram-se nesta sexta-feira (24) na sede do TJAM.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, recebeu nesta sexta-feira (24), o diretor-presidente da empresa Eletrobras Distribuição Amazonas, Tarcísio Estefano Rosa. A concessionária de prestação de serviço público é uma das entidades que aderiu ao programa “Empresa Amiga da Justiça” por meio do qual a Corte Estadual estimula a resolução rápida e extrajudicial de questões que envolvem direito do consumidor.
Conforme relatado na reunião, ao aderir ao programa “Empresa Amigas da Justiça” e reforçar as políticas de mediação de conflitos, a concessionária ampliou em aproximadamente 300% o número de acordos extrajudiciais realizados com sua clientela. “Sabemos da importância do programa e reafirmamos, junto ao presidente Yedo Simões – cuja gestão iniciou há aproximadamente dois meses –, nossa intenção em permanecer no programa”, disse Tarcísio Estefano.
A reunião contou com a participação de representantes dos setores jurídicos e administrativos da concessionária, dos juízes auxiliares da presidência do TJAM, Luís Márcio Nascimento Albuquerque e Alexandre Henrique Novaes e nela, dentre outras pautas, o diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas solicitou da presidência da Corte Estadual o apoio no sentido de intermediar uma reunião de trabalho com juízes, onde a empresa se prontificaria a apresentar sua preocupação com situações judicializadas de inadimplência, especificamente as de grandes consumidores, tais quais, empresas e prefeituras municipais do Amazonas.
“Respeitando a independência funcional de nossos magistrados, entendemos que a interação técnica entre a alta direção da empresa concessionária e nossos juízes, é válida. Como preconiza o projeto ‘Empresa Amigas da Justiça’, o diálogo é imprescindível”, comentou o presidente Yedo Simões durante a reunião, apontando, como sugestão, a realização de teleconferência.
Tarcísio Estefano expôs, durante o encontro, que a Eletrobras Distribuição Amazonas vê limitada sua capacidade de investimentos por conta de recursos que deixa de receber devido à inadimplência de grandes consumidores – empresas e prefeituras municipais, por exemplo – em ações que tramitam na Justiça e que a empresa está disposta a propor negociações de débitos. “Da forma como já temos por hábito realizar”, disse o dirigente.
Os juízes Luís Márcio Nascimento Albuquerque e Alexandre Henrique Novaes, que antes de atuarem como magistrados auxiliares da presidência da Corte, acumularam larga experiência à frente de Juizados Especiais Cíveis (JEC) e conhecem especificidades da matéria, prontificaram-se a colaborar no prosseguimento das tratativas da reunião.
Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209