Ação educativa reforçou orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher promoveu nesta sexta-feira (dia 17), das 9h às 11h, o “Pit Stop” contra a Violência Doméstica. A ação de sensibilização foi realizada na faixa de pedestre localizada na bifurcação das Avenidas Autaz Mirim com a Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Bairro Jorge Teixeira 1, na Zona Leste de Manaus.
A atividade foi mais uma prévia promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio dos Juizados Maria da Penha, em comemoração aos 12 anos de promulgação da Lei Maria da Penha – completados neste mês. É também uma ação preparativa da 11ª edição da campanha Justiça pela Paz em Casa, que acontece na próxima semana (de 20 a 24). Para o período de esforço concentrado, os três Juizados pautaram quase 550 audiências.
As equipes multidisciplinares do 1º Juizado Maria da Penha fizeram a atividade sem prejudicar o trânsito no local e sempre que o semáforo era fechado para a travessia dos pedestres, as equipes adentravam a pista com faixas e também entregavam forlders e panfletos a motoristas e pedestres.
A atividade foi coordenada pela juíza titular do 1º Juizado 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Lorena Teixeira Gazzineo, com apoio dos magistrados Igor Campagnolli, Luziana Teles Feitosa e Áurea Lina Gomes Araújo.
A violência contra a mulher pode se manifestar em diversas formas, como assédio sexual, agressão moral, patrimonial, física, tentativa de homicídio e feminicídio. De acordo com a juíza Ana Lorena, várias atividades, voltadas para orientação foram realizadas e, na próxima semana, os três Juizados Maria da Penha estarão realizando um período de esforço concentrado, por meio da campanha Justiça pela Paz em Casa, com mais de 550 audiências pautadas, com o objetivo de contribuir também para a agilidade da tramitação de processos que tratam desse tipo de violência.
“Hoje estamos com o Pit Stop, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esse problema que cresce a cada dia em nosso país, que é a violência doméstica. O Brasil ainda ocupa o quinto lugar no ranking mundial de homicídios contra mulheres e isso precisa mudar. Mas, para haver uma mudança precisamos não somente da ajuda do estado ou poder judiciário, mas sim, de toda sociedade. Terminamos a primeira fase e na próxima semana vamos trabalhar com as audiências”, disse a magistrada.
Campanha
Idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça, a Semana Justiça pela Paz em Casa conta com a parceria das Varas e Juizados especializados no combate à violência doméstica, assim como do trabalho do Ministério Público e da Defensoria Pública, para os julgamentos de Tribunais de Júri, garantindo o julgamento dos processos de crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A campanha ocorre anualmente em março, em homenagem ao dia das mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha, e em novembro, durante a semana internacional de combate à violência de gênero, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209