Luciana Nasser e Jorsenildo Dourado não puderam comparecer à cerimônia realizada na semana passada por ocasião dos 12 anos da Lei Maria da Penha e, nesta terça, foram homenageados.
Magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (14), pelos resultados alcançados no cumprimento da Meta 8, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do fortalecimento do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no âmbito do Judiciário. O TJAM ficou em primeiro lugar do País, registrando 142,86% de cumprimento da Meta 8, superando a média nacional que ficou em 97% no ano passado.
Receberam a homenagem com a entrega dos certificados os juízes Luciana da Eira Nasser e Jorsenildo Dourado do Nascimento e, respectivamente, titulares do 2º e 3º Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, também conhecidos como Juizados Maria da Penha.
“É muito gratificante essa homenagem porque serve de incentivo para que continuemos a trabalhar com muito afinco e dedicação, mas também nos impõe um compromisso maior para que continuemos a atuar com rigor no sentido de coibir qualquer tipo de violência ou agressão contra as mulheres”, destacou o juiz Jorsenildo Nascimento.
Para a juíza Luciana Nasser, a iniciativa do Poder Legislativo Estadual traz reconhecimento e visibilidade a um trabalho importante de combate à violência contra a mulher. “É sempre um prazer ver a imagem do Poder Judiciário amazonense resgatada, trata-se de um reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido não apenas no último ano, mas já são 10 campanhas “Justiça pela Paz em Casa” que, agora, estamos colhendo os frutos”, acrescentou a juíza.
A deputada estadual Alessandra Campelo (PMDB), que propôs a homenagem na Casa Parlamentar ao trabalho do Judiciário e de demais os órgãos que estão envolvidos no atendimento à mulher vítima de violência doméstica no Estado, ressaltou que somente em 2017 o Amazonas registrou 22.859 casos desse tipo de violência. “É um número alto, que deve ser olhado com mais atenção, inclusive pela sociedade”, afirmou a parlamentar.
Na semana passada, por ocasião do aniversário de 12 anos de promulgação da Lei Maria da Penha, a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão especial durante a qual o Judiciário amazonense foi homenageado. Os juízes Jorsenildo e Luciana Nasser, que se encontravam em Brasília participando da Jornada Maria da Penha, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, que reuniu órgãos de segurança envolvidos com o combate à violência doméstica, não puderam participar da cerimônia promovida pela Aleam e, por isso, compareceram nesta terça-feira ao Parlamento para a homenagem.
Deborah Azevedo
Fotos: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209