Evento terá lançamento de quatro obras, uma das quais tem coautoria da desembargadora Socorro Guedes.
Nesta sexta-feira, às 15h (horário de Manaus), será realizado o Seminário Internacional de Comunhão e Direito, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Asces-Unita e pela rede Internacional Comunhão e Direito.
O evento terá a participação dos conferencistas Maria Giovanna Rigatelli, Lafayette Pozzoli e Adriana Cosseddu, e será transmitido no YouTube, pelo canal IEA Asces-Unita.
Maria Giovanna Rigatelli esteve no Brasil em novembro de 2018 para participar do IV Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e do I Congresso do IEDF (Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade), realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e IEDF, em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal e o Grupo Internacional Comunhão e Direito – Movimento dos Focolares, e que reuniu centenas de participantes do Brasil e do exterior (Itália e Estados Unidos), entre estudantes, professores, magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da academia, advogados e outros atores jurídicos.
No evento desta sexta-feira, Maria Giovanna vai abordar o tema “Pós-pandemia: direito e justiça a serviço de uma sociedade inclusiva”.
Já Lafayette Pozzoli tem pós-doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela Universidade de Roma (Università Degli Studi di Roma La Sapienza), além de atuar como professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 2016, Pozzoli entregou ao papa Francisco o livro Fraternidade e Sustentabilidade no Direito, cuja obra participa da organização, e que reúne trabalhos de pesquisa de Mestrado em Direito do Univem. Na palestra desta sexta-feira irá falar sobre a “Pandemia e fraternidade: a resposta comunitária oferecida pela agenda da ONU, uma agenda para o século XXI”.
Adriana Cosseddu, coordenadora da rede internacional de juristas Comunhão e Direito e professora de Direito Penal da Universidade de Sassari (Itália), falará sobre “A humanidade vulnerável e as novas fronteiras do Direito”. Em maio deste ano, ela escreveu um artigo para o site United World Project, promovido pela ONG New Humanity, para falar sobre o “Mundo, Direitos Humanos, Comunhão e Direito”, fazendo uma relação com a sociedade que enfrenta a pandemia da covid-19.
Lançamento de livros
Durante a transmissão também haverá o lançamento de quatro livros. Um deles, intitulado “Um Outro Lugar – Direito, literatura e fraternidade”, é de autoria da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e da professora Josiane Rose Petry Veronese, cujo valor arrecadado com a venda, segundo a magistrada, será direcionado a uma entidade social que passa por dificuldade devido à pandemia.
Patricia Ruon Stachon e Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata / Arquivo TJAM e acervo da organização do evento
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.