A solenidade de posse foi realizada por meio de videoconferência, nesta sext-feira (3).
Com duração de 2h30, a solenidade de posse dos novos dirigentes do TJAM registrou a presença de autoridades do sistema de Justiça local e nacional, além do Executivo e Legislativo estadual e municipal, que discursaram, desejando uma gestão profícua à administração que se inicia. A saudação de boas-vindas aos novos presidente, vice-presidente e corregedora-geral do TJAM foi realizada pelo desembargador João Simões.
Sobre o novo presidente, João Simões lembrou quando Chalub ocupou, por um breve período, a Presidência da Corte, e imprimiu uma gestão democrática e mais humana. “Dentre muitos méritos, mantinha as portas abertas para atender aos anseios dos magistrados, servidores e jurisdicionados. À época, reforçou, também, o diálogo com outros poderes e instituições. Sua trajetória exala bravura e superação de perdas inesquecíveis. Ele também sempre demonstrou comprometimento com o ideal de quem vê no juiz algo muito além de um mero aplicador da norma, e sim, um agente de transformação social”, ressaltou Simões.
Ao citar as duas magistradas que também integram a nova gestão, João Simões lembrou de uma frase, do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto: “O grau de civilidade de uma sociedade se mede pelo grau de liberdade da mulher”. “Eu tive a satisfação de contar com o apoio destas competentes magistradas em minhas passagens pelos cargos diretivos desta Corte. Elas foram predestinadas ao ofício jurisdicional. Possuem sabedoria, sólida experiência profissional e capacidade desmedida para o trabalho; atributos reconhecidos por toda comunidade jurídica amazonense, que, com certeza, contribuirão para o êxito das atividades que agora irão desenvolver”, enfatizou o desembargador.
Discursos
Em seu discurso, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques elogiou a trajetória e retidão dos três novos dirigentes da Corte Estadual e afirmou que os desafios dos cargos por eles agora assumidos, serão enfrentados e superados com eficiência. "Com a posse de seus novos dirigentes inaugura-se, hoje, um novo ciclo administrativo no Poder Judiciário do Amazonas e com ele, renovam-se as esperanças para a consecução de políticas administrativas ainda ansiadas pelos jurisdicionados e por seus juízes. Por mais óbvia que seja a afirmação, juiz é para julgar, e com qualidade e celeridade. Porém, é imperioso e essencial que com celeridade e qualidade sejam aprovisionados meios administrativos à altura do desempenho de instruir e julgar uma ação judicial”, afirmou o ministro. “Desembargador Chalub, a partir de agora, encarna a unidade do Judiciário amazonense. Sei que a liturgia do cargo que passará a ocupar lhe imporá sacrifícios excepcionais, porém, tenho convicção que os jurisdicionados sairão vitoriosos e esse é o seu primordial objetivo de gestão: satisfazer o interesse público sob os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, completou o ministro Mauro Campbell.
Da mesma forma, o ministro do STF Marco Aurélio de Mello, desejou sucesso aos novos dirigentes do TJAM, confiante de que suas atribuição serão plenamente desenvolvidas. “Minha confiança é enorme nos senhores, percebendo que a mesa administrativa estará bem equilibrada com a participação feminina. O desembargador Domingos Chalub, como ocorreu comigo em 1988, ocupou (no Judiciário) cadeira destinada aos advogados e levou ao Tribunal de Justiça do Amazonas a experiência de 25 anos na advocacia e, agora, com 16 anos como desembargador, tem tudo para fazer uma belíssima administração, unindo a experiência com boa técnica”, afirmou o ministro.
Também em discurso, o governador do Estado, Wilson Lima, defendeu a união entre os Poderes, citou a importância do Judiciário para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos e disse ter certeza da competência do desembargador Chalub ao assumir a Direção do Tribunal. “Tenho certeza que fará um trabalho profícuo. É um homem de superação, forjado pelas dificuldades da vida e não tenho a menor dúvida de que, pela sensibilidade em ser um homem aguerrido e comprometido, a Justiça estará em boas mãos”, afirmou o governador.
Texto: Afonso Júnior e Acyane do Valle
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.