Servidores do TJAM participam de ação de saúde voltada para a prevenção do câncer de próstata

exame0exame1Nesta semana, servidores da Justiça Estadual tiveram acesso gratuito a exames de antígeno prostático específico (PSA).


No contexto da campanha “Novembro Azul”, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) promoveu, nesta semana, uma ação voltada para servidores disponibilizando a estes o acesso gratuito, a exame de antígeno prostático específico (PSA), pelo qual é possível detectar o câncer de próstata e outros males.

A ação foi realizada no Fórum Ministro Henoch Reis (bairro de São Francisco) e na sede do TJAM (bairro Aleixo) sendo viabilizada pelo Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, pela Divisão de Serviço Social e de Acessibilidade e ainda pela Divisão de Serviços Médicos em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Hospital Samel.

Conforme uma das representantes da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade/TJAM, Fernanda Coelho, além de oportunizar o acesso ao referido exame, a ação buscou sensibilizar os servidores da Justiça Estadual para o cuidado preventivo com a saúde. “Esta iniciativa chamou atenção para política de atenção integral à saúde do homem. As estatísticas que indicam a incidência de câncer de próstata são preocupantes e em vista disso, o Poder Judiciário tem incentivado seus servidores e magistrados a um cuidado com a saúde”, informou Fernanda Coelho.

A iniciativa do TJAM corrobora com os objetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que nesta semana aprovou as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2020, cuja ‘Meta 10’ motiva o Poder Judiciário a promover a saúde de magistrados e servidores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Câncer de Próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. A doença é confirmada após a realização de biópsia, que é indicada logo que constatado alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

 

Yanna Andrade
Fotos: Acervo (Divisão de Serviço Social e Acessibilidade/TJAM)

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM
Sessão Solene de Posse Virtual dos Novos Dirigentes do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Biênio 2020 a 2022.
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM

00:00:00
Views: 1273
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM