TJAM e Censipam realinham parceria para garantir reforço no acesso à internet nos fóruns no interior do Amazonas

A atualização do sistema vai elevar a capacidade de acesso à internet pelas unidades do Judiciário.


SipamNesta segunda-feira (18), o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões; o gerente do Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Ricardo Hatherly, e o coordenador técnico do Censipam, Sebastião Bezerra Júnior, se reuniram para realinhar a continuidade da parceria técnica que tem possibilitado a utilização de sinal de satélite para acesso ao Processo Judicial Digital (Projudi), ferramenta utilizada pelas comarcas do interior do Estado. A substituição do sistema atualmente utilizado pelas duas instituições vai possibilitar a conexão à internet, em banda larga, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações.

Sipam2“A continuidade dessa parceria representa um grande avanço para o Tribunal de Justiça do Amazonas. Vai ajudar a melhorar o desempenho do nosso sistema e fazer com que a Justiça seja mais célere, mesmo em locais distantes da capital”, destacou o desembargador Yedo Simões.

Para o coordenador técnico do Censipam, Sebastião Júnior, a mudança será vantajosa por questões técnicas e econômicas. “Essa parceria vai continuar da mesma maneira. Porém, a modificação será no sistema que deixará de ser o Vsat passando a ser o Gesac. Essa mudança vai trazer economia para o Censipam e parceiros e melhor desempenho. Por exemplo, hoje nós temos Vsat rodando a 512 mbps e vai passar para cerca de 10 Mega”, explicou Sebastião Júnior.

A estação terrena mais popular que existe é a Vsat, uma abreviatura para Very small aperture terminal que possibilita o acesso da internet via satélite, porém, com uma capacidade menor do que a internet disponibilizada pelo programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Esse é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), que oferece conexão à internet em banda larga, por via terrestre e satélite, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

“Primeiro é importante lembrar que a digitalização do Tribunal no interior somente foi possível por conta da parceria com o Censipam. Nós trabalhamos com link de 512 kbps a 1 Mb e, agora, saltar para 10 Mega será um avanço e tanto”, destacou o coordenador do Projudi, Rodrigo Marinho.

A mudança do sistema Vsat para Gsac está prevista para ocorrer até março de 2020.

 

 

Fábio Melo
Foto: Raphael Alves
Revisão de texto: Joyce Tino

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM
Sessão Solene de Posse Virtual dos Novos Dirigentes do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Biênio 2020 a 2022.
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM

00:00:00
Views: 1273
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM