Magistradas do TJAM participam de 11.ª edição do fórum nacional que reúne juízas e juízes da área da violência doméstica contra a mulher

Com a participação de magistrados e equipes técnicas multidisciplinares, o XI Fonavid, pela primeira vez, abriu parte de sua programação para o público externo.


Fonavid3As juízas Ana Lorena Teixeira Gazzineo e Luciana da Eira Nasser, que são titulares, respectivamente, do 1.º e do 2.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, do Tribunal de Justiça do Amazonas, participam no período de 5 a 8 deste mês, em São Paulo, do XI Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). Nesta edição, o evento, considerado um dos mais importantes da área no Judiciário nacional, foi organizado em torno do tema: “Educação para a equidade de gênero: um caminho para o fim da violência contra a mulher”.
 
FonavidCom a participação de magistrados e equipes técnicas multidisciplinares, o XI Fonavid, pela primeira vez, abriu parte de sua programação – no primeiro dia do fórum – para o público externo, buscando desta forma ampliar os debates e fomentar a diversidade de perspectivas, como registrou a programação oficial do evento.
 
No dia 5, na solenidade de abertura, o evento contou com a participação de Luísa Brunet. A modelo falou sobre o tema “Superando a Violência”, contando sua experiência com a violência doméstica e o que fez para superar o problema.
 
No dia 6, a programação foi aberta ao público em geral, com temas como: “Alianças estratégicas: setores público e privado unidos para o fim da violência de gênero”, “Humanidade, cadê? Educação, gênero e equidade”; “Gênero, violência e comunicação social: o papel (de)formativo da imprensa”; “O espelho no escuro: alteridade, gênero e interseccionalidades”, entre outros, cujos debates contaram com a participação de convidados de várias áreas (sociólogas, antropólogas, jornalistas, educadores, publicitárias e outras personalidades com a empresária Luiza Helena Trajano, dona do grupo Magazine Luiza, ativista no combate à violência.
 
 
No dia 7, com a programação voltando a ser restrita aos magistrados e técnicos das equipes multidisciplinares, as discussões dos grupos de trabalho foram organizados em áreas: Cível e Medidas Protetivas; Criminal; Boas Práticas; Multidisciplinar, resultando em proposições a partir dos debates realizados no decorrer do dia.
 
Na sexta-feira (8), último dia da programação, foi aberta com a conferência magna “A família brasileira ontem e hoje: ruptura e permanências”, proferida pela historiadora Mary del Priore.
 
Também foi o dia da assembleia geral do Fórum, em que o estado do Amazonas foi representado pela juíza Ana Lorena Gazinneo, quando foram votados os novos enunciados e nova Presidência e Diretoria.
 
“Esses enunciados servem para balizar as decisões do magistrado e alinhar os procedimentos utilizados em cada Juizado. O resultado do evento como um todo  foi bastante satisfatório, no sentido de trazer as experiências vivenciadas por cada colega da área de outros Estados, para que possamos utilizá-las aqui no Amazonas. Assim como, levamos as nossas boas práticas para que sejam utilizadas por outros Estados”.

 

 

Com informações do site oficial do evento
Foto: Acervo das magistradas

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM
Sessão Solene de Posse Virtual dos Novos Dirigentes do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Biênio 2020 a 2022.
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM

00:00:00
Views: 1273
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM