Objetivo é reforçar as orientações sobre os deveres desse apenados, principalmente em relação ao monitoramento eletrônico.O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) por meio da Vara de Execução Penal (VEP) promoveu nesta quarta-feira (25), no Fórum Ministro Henoch Reis, mais uma palestra voltada para apenados do regime semiaberto, com o objetivo de reforçar, entre outras orientações, os deveres que devem ser observados no cumprimento da pena, principalmente, em relação ao uso da tornozeleira eletrônica.
A atividade, que é coordenada pela juíza Sabrina Ferreira, responsável pelo regime semiaberto, foi iniciada no mês passado e é realizada em parceria com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A meta da iniciativa é atingir os 2,5 mil apenados do regime.
“Essa é nossa segunda palestra e queremos reforçar a importância de os apenados cumprirem as regras do monitoramento, como colocar o equipamento para carregar 3 horas por dia e tomar os devidos cuidados para para que ele não se rompa. Se a forma de cumprir o semiaberto é o monitoramento eletrônico, então o apenado tem de ter todo o cuidado com a sua tornozeleira para não incidir em faltas graves, que vão ter diversas consequências ruins pra ele”, destacou a magistrada.
A promotora de justiça Carla Guedes, que atua em parceria com a juíza Sabrina no projeto das palestras, esclareceu durante a atividade de hoje quais as sanções previstas caso não sejam cumpridos os cuidados no uso da tornozeleira. “Uma vez que se observa a prática de uma falta grave, o Ministério Público pede a regressão para uma regime mais gravoso, no caso, para o regime fechado. Na audiência de justificação sai uma decisão acerca desse pedido. Os dias que o apenado permaneceu foragido não irão contar como dias de pena cumprida", exemplificou a promotora.
Deborah Azevedo
Foto: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.