Objetivo da ação é disponibilizar ao público que frequenta ao fórum obras que foram coletadas durante campanha de arrecadação realizada junto aos servidores e magistrados do Poder Judiciário nos meses de dezembro/25 e janeiro deste ano.
A Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade e o Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas estão promovendo nesta quinta e na sexta-feira (12 e 13/02), das 9h às 12h, no hall do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, a “Feira de Doação de Livros Reutilizáveis”.
Mais de 600 obras estão disponíveis para doação ao público formado por servidores, estagiários, colaboradores e externo que frequenta as dependências da unidade judiciária localizada no bairro São Francisco, zona Sul da cidade. Os livros ofertados na feira são relacionados a diversas áreas, como Direito, preparatórios para concursos e literatura infantil, entre outros temas que podem inspirar, ensinar e transformar,
As obras foram coletadas durante campanha de arrecadação realizada junto aos servidores e magistrados do Poder Judiciário nos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano e que arrecadou mais de mil volumes, sendo que parte deles foi destinada para reciclagem após triagem.
Durante a campanha, pontos de coleta foram disponibilizados no edifício-sede Arnoldo Péres; no prédio anexo à Sede; no Fórum Ministro Henoch Reis e; no Fórum Desembargadora Euza Naice de Vasconcellos para receber as doações.
A diretora da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade, Monike Saldanha Antony, agradeceu a todos que contribuíram na campanha de arrecadação e destacou que a feira reforça o compromisso do Poder Judiciário do Amazonas com a sustentabilidade, responsabilidade social e o acesso à leitura.
“Gostaria de agradecer, de forma especial, a todos que contribuíram para essa ação. Já arrecadamos mais de 600 livros, o que demonstra o engajamento e a sensibilidade das pessoas com essa causa. A ‘Feira de Doação de Livros’ é uma iniciativa que reforça o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o acesso à leitura. Por meio desse projeto, conseguimos alcançar diferentes públicos, incentivando o compartilhamento do conhecimento e a solidariedade. Convidamos todos a participarem dessa ação, que vai além da doação de livros: ela promove cidadania, consciência social e a construção de uma sociedade mais colaborativa”, comentou a servidora.
Eventuais interessados em realizar doações de livros ainda poderão contribuir com a ação entregando as obras diretamente na Divisão de Acessibilidade, que fica localizada no 5º andar, Setor 1, do próprio Fórum Henoch Reis.
Opinião
A servidora Anne Beatriz dos Santos Araújo, 22, que atua no setor do Cejusc Famílias, aproveitou a feira para "adotar" dois livros: um sobre Processo Legal e outro sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Bolsista do 7.º período do curso de Direito, ela elogiou a iniciativa e disse que a ação ajuda pessoas, como ela, que buscam economizar nos estudos.
“Achei essa iniciativa muito interessante porque não são todos que têm orçamento para arcar com a compra de livros. Sou bolsista e o valor que recebo serve para a mensalidade da faculdade de Direito. Essa ação facilita muito a vida de nós estudantes”, explicou a jovem.
Giselle Lima, 24, servidora da 3.ª Unidade de Processamento Judicial (UPJ), contou que a feira é uma oportunidade, sem custos, para as pessoas aprofundarem seus conhecimentos.
“Acredito que essa feira contempla a quem não tem a oportunidade de adquirir alguns livros por conta do custo, e é a chance para nós que trabalhamos aqui no Tribunal de Justiça aprofundarmos nossos conhecimentos. Eu trabalho em um setor Cível, mas peguei três livros da área Criminal, entre eles a ‘Legislação Criminal Especial Comentada’, do autor Renato Brasileiro de Lima”, disse ela.
Paulo André Nunes
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660










