Formação é voltada para magistrados e servidores docentes da Escola da Magistratura do Amazonas.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) abriu inscrições para o curso “Formação Docente: metodologia do estudo de caso”, que ocorrerá nos dias 20 e 27 de fevereiro e 3 de março de 2026, das 13 às 16h, na modalidade online, com carga horária de 12 horas/aula.
O curso atende à necessidade de fortalecer a prática pedagógica dos docentes da Esmam, promovendo estratégias de ensino mais contextualizadas, reflexivas e alinhadas à realidade profissional dos discentes. A utilização do estudo de caso como metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da tomada de decisão e da articulação entre teoria e prática, qualificando o processo de ensino-aprendizagem e aprimorando a atuação docente.
A secretária da Controladoria Prévia da Escola, Mirian Falcão da Silveira Rolim, explicou que o curso tem o objetivo de capacitar os professores a aplicar a Metodologia do Caso Concreto na área jurídica em aulas presenciais, apresentar as práticas pedagógicas adequadas ao ensino do Direito em Escolas de Formação, desenvolver a prática pedagógica, a didática dos professores em situação de aula dialogada e expositiva, na modalidade presencial e oferecer aos professores referencial teórico sobre o tema.
“Com base na proposta de Harriet Christiane Zitscher, este curso pretende desenvolver reflexão crítica sobre como se aprende e como se ensina conteúdos jurídicos, também como esse conteúdo deve ser ministrado, visando à facilitação do processo ensino-aprendizagem, à identificação de como adotar a didática do pensamento complexo (hard case) em sala de aula e a distinção dessa didática em casos de natureza diferente, ainda objetiva discutir a relação professor-aluno, estabelecer compromisso dialético e pedagógico para o ensino jurídico, compreender qual o comportamento didático-pedagógico compatível com o magistério: voz clara e audível, compromisso na preparação do material de aula, relação satisfatória entre professor e aluno, disponibilidade de horário e habilidades pedagógicas”, afirmou Rolim.
Professor
Nelson Carlos Tavares Junior - Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Especialista em Direito do Consumidor e em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes/Ucam (2021). Graduação em Direito pela Unesa (2010). Graduação e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduação em Pedagogia na Unesa (2019). Professor e coordenador substituto das disciplinas Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e professor das Universidades Cândido Mendes (Ucam) e Unyleya, na Graduação e na Pós-Graduação. Vice-Presidente da Comissão de Estudos de Direito Civil da OAB-Barra da Tijuca/RJ.
O curso é voltado para magistrados e servidores docentes da Escola da Magistratura do Amazonas e a inscrição deverá ser efetuada no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, pelo site:
https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Arte: Guilherme Pantoja
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







