A união de ações integra a Operação Tamoiotatá, que visa a construir estratégias conjuntas de atuação.
O juiz Moacir Pereira Batista, titular da Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) participou, na quarta-feira (5/2), do "6.° Workshop de Avaliação da Operação Tamoiotatá".
Durante o evento, o magistrado proferiu palestra sobre o tema: "Ilícitos Ambientais na Justiça Estadual - Panorama atual, desafios e atuação institucional na preservação do meio ambiente".
Servidores das forças ambientais e de segurança pública do Governo do Amazonas, além de instituições federais, se reuniram para discutir melhorias para a força-tarefa, que atua no combate ao desmatamento e às queimadas no estado.
O encontro aconteceu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O objetivo foi avaliar os resultados obtidos na operação de 2025 e estruturar novas frentes de trabalho contra crimes ambientais, em especial, no sul do Amazonas, para a atuação em 2026.
Os órgãos que compõem a força-tarefa realizaram diferentes painéis, momento de intercâmbio e de definição das estratégias e soluções que vão conduzir a atuação do Estado do Amazonas em campo, para uma ação de combate mais efetiva em 2026.
O que é
A Operação Tamoiotatá conta com recursos do Programa Floresta em Pé, fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, tendo a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como agência implementadora.
Operação Tamoiotatá conta com recursos do "Programa Floresta em Pé", que tem o objetivo de investir em ações estratégicas nos eixos de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia.
Ao todo, mais de R$ 33 milhões estão sendo investidos em ações de comando e controle. Outros R$ 38 milhões devem apoiar ações de bioeconomia e governança ambiental.
Desde 2021, a ação integra as forças ambientais e de segurança pública num esforço contínuo de ampliar a presença estadual nas áreas críticas para o desmatamento e as queimadas, com foco especial no Sul do estado.
As operações em campo de todos os órgãos enfrentam dificuldades diversas, onde se fazem necessárias adaptações para manter o trabalho em efetividade. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, esta efetividade nas entregas conta, tanto com o avanço tecnológico e de pesquisa, quanto com o trabalho integrado dos órgãos estaduais.
#PraTodosVerem - A fotografia principal que ilustra a matéria mostra o juiz Moacir Pereira Batista, da Vara de Meio Ambiente, durante palestra no workshop da Operação Tamoiotatá. Ele usa paletó azul-marinho sobre camisa em tom azul-claro e calça jeans. Está em pé, falando ao microfone e ao lado dele vê-se detalhe de uma tela que projeta o título da palestra.
Sandra Bezerra
Com informações da SEMA
Fotos: Secom
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660










