Dentre outras pautas, a reunião tratou sobre a atuação de cartórios situados em municípios prioritários para ações de prevenção ao desmatamento e à degradação florestal na Amazônia Legal.
No período de 16 a 20 de março, com abertura programada para ocorrer no estado do Amazonas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, realizará uma nova edição da “Semana Solo Seguro Amazônia” buscando fortalecer nos estados que compõem a Amazônia: a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.
Nesta semana, em etapa preparativa para a realização do evento, representantes do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas reuniram-se com delegatários representantes de sete cartórios do interior do estado para tratar, dentre outros temas, sobre a operacionalização de ações que reforcem os objetivos da “Semana Solo Seguro Amazônia”.
A reunião, realizada de forma on-line, contou com a participação do coordenador de Gestão de Programas e Projetos do Conselho Nacional de Justiça, Caio Henrique Faustino da Silva; do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Rodrigo Gonçalves de Souza; do juiz-corregedor auxiliar da CGJ-AM, Igor de Carvalho Leal Campagnolli e de delegatários representantes dos cartórios das comarcas de Boca do Acre, Apuí, Juruá, Canutama, Humaitá, Lábrea e Novo Aripuanã.
A operacionalização do Acordo de Cooperação Técnica n.º 95/2024-CNJ foi uma das pautas da reunião. O documento trata sobre a estruturação de um repositório de informações com os dados (inclusive espaciais) dos registros cartoriais dos imóveis rurais situados em municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento, controle e redução de desmatamentos e degradação florestal na Amazônia Legal.
Conforme salientado na reunião o trabalho focado na operacionalização do referido Acordo de Cooperação Técnica buscará promover a qualificação e interoperabilidade das bases de dados registrais com os dados do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (INCRA), visando correlacionar o registro de imóveis ao combate ao desmatamento no bioma amazônico, com foco prioritário em municípios do Amazonas e também do estado do Pará.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra matéria, o registro da reunião realizada em plataforma online. Na reprodução constam as imagens de sete pessoas que participaram do encontro, incluindo representantes da Corregedoria Nacional de Justiça, da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e de serventias extrajudiciais do Amazonas.
Afonso Júnior
Imagem: Acervo
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771







