Os principais bens doados em 2025 foram bonés, roupas e medicamentos. A maior quantidade de doações do ano ocorreu em setembro, quando o setor destinou 337 materiais diversos para a Coij.
Um total de 1.290 bens apreendidos foram doados a oito instituições de Manaus pela Divisão-Geral de Bens Judiciais Apreendidos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em 2025. Além desses, 1.815 inservíveis foram destinados ao descarte neste ano.
As iniciativas de doação estão previstas pela Resolução n.º 51/2024, do TJAM, que regulamenta o destino de bens apreendidos no âmbito do Poder Judiciário do Amazonas, permitindo que sejam direcionados a órgãos e projetos sociais após a conclusão dos trâmites legais.
Conforme o normativo, cabe aos magistrados responsáveis pelos processos definir a destinação dos objetos, que podem ocorrer por meio de restituição ao proprietário, leilão judicial, perdimento em favor do Estado, doação ou destruição.
Doações
Os principais bens doados pelo setor, em 2025, foram bonés, roupas e medicamentos. A maior quantidade de doações do ano ocorreu no dia 19 de setembro, quando a Divisão destinou 337 materiais diversos para a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij). O ato reforça o papel do Tribunal na promoção da cidadania e no apoio a iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, alinhando a atividade jurisdicional a práticas de responsabilidade social.
Também receberam doações de bens nesta temporada o Centro de Formação Vida Alegre (260 bens); Instituto Espírita Vida de Luz (312), Bom Samaritano (100); Associação Comunitária Agrícola Fé em Deus (125); Instituto Silvério de Almeida Tundis (130); Batalhão Ambiental da Polícia Militar (2); e a Secretária de Serviços Integrado de Saúde da Corte (Sesis/TJAM) recebeu 24 caixas de vários tipos de medicamentos.
Inservíveis
Neste ano, a Divisão de Bens Judiciais Apreendidos destinou 2.704 bens inservíveis destruídos para o Instituto Reciclar de Preservação Ambiental da Amazônia (IRPAAM), que funciona em Manaus.
Importância
A Divisão Geral de Bens funciona com uma equipe formada por três servidores efetivos, três contratados e, também, estagiários.
Conforme explica a diretora da Divisão-Geral de Bens Judiciais Apreendidos, Naiara Benchaya, a atuação desempenhada pelo setor possui elevada importância para a administração da Justiça, na medida em que assegura o adequado controle, a guarda, o tratamento e a destinação regular dos bens vinculados a feitos criminais.
“Essa atividade garante maior transparência, segurança e rastreabilidade das informações, contribuindo para a eficiência na tramitação processual e para o fiel cumprimento das determinações judiciais. Ressalte-se que a Divisão conta com o imprescindível apoio das unidades judiciárias, das secretarias responsáveis pela gestão administrativa do Tribunal, bem como dos setores técnicos encarregados dos sistemas informatizados, da logística, do transporte e da manutenção. A atuação integrada possibilita que os procedimentos de registro, movimentação e destinação de bens sejam executados com rigor, responsabilidade e em estrita observância às normas aplicáveis”, disse a diretora.
>>>> Veja outras fotos do setor clicando aqui: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720330870837/with/54980187298/
#PraTodosVerem: A matéria é ilustrada com várias fotos do setor, da equipe e local de trabalho. A que abre o texto mostra duas pessoas (um rapaz e uma jovem) trabalhando em um ambiente com prateleiras metálicas industriais repletas de pacotes, caixas e envelopes etiquetados. À esquerda da imagem aparece a jovem - de cabelos longos e escuros, usando óculos, uma camiseta vermelha e calça preta. Ela segura um pacote plástico e está conferindo o item. Também usa um crachá pendurado no pescoço. Na frente dela está um rapaz, também jovem, de costas, usando uma camisa polo verde. Ele está olhando e segurando o mesmo objeto. O ambiente é iluminado. Fim da descrição.
Texto: Paulo André Nunes | TJAM
Fotos: Marcus Phillipe | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771









