Ações do projeto buscam orientar o público jovem para o combate à violência de gênero, por meio de informações que ajudam, por exemplo a identificar relacionamentos abusivos.

As Equipes Multidisciplinares do 2.º e 5.º Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (“Juizados Maria da Penha”) estiveram nesta semana em três unidades educacionais da capital desenvolvendo as ações do “Projeto Maria Vai à Escola”.
A ação - que integrou a "31.ª Semana Justiça pela Paz em Casa" - alcançou estudantes da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, na terça-feira (25/11), e também da Escola Estadual Farias de Brito e do Instituto de Educação no Amazonas (IEA), ambos na quinta-feira (27).
O trabalho nas escolas tem por objetivo a sensibilização do público jovem para o combate à violência de gênero, por meio de informações que ajudam a identificar relacionamentos abusivos, incentivando a construção de relações saudáveis e respeitosas entre homens e mulheres; divulgar os principais pontos da Lei Maria da Penha e reforçar os canais de denúncia sobre situações de violência doméstica e familiar.
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM), reforçando a parceria interinstitucional e ampliando o alcance do projeto.
"É uma satisfação participar dessa iniciativa junto às escolas e um privilégio poder levar aos alunos o conhecimento sobre esse fenômeno tão grave. Ações como essa possibilitam o fortalecimento da rede de acolhimento e estimulam a prevenção da violência contra a mulher”, afirmou a coordenadora das Equipes Multidisciplinares do 2.º e 5.º Juizados Maria da Penha, assistente social Cyntia Ribeiro.
Outros espaços
Na terça-feira (25), dentro do “Projeto Maria Vai à Comunidade”, os Juizados também levaram palestras sobre violência doméstica à sede da Casa Miga/Acolhimento LGBT+.
Na quarta-feira (26), foi dia de atendimentos do “Projeto Maria Acolhe”, que alcança mulheres e homens que figuram como partes em processos que tramitam nos Juizados Maria da Penha.
Cyntia Ribeiro completa que, além dos atendimentos e palestras, os os Juizados trabalham realizando exposições, rodas de conversa e grupos conscientizando contra a violência doméstica em vários espaços.
#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas posando para uma foto em um ambiente interno, possivelmente uma sala de aula ou auditório usado para uma apresentação. Ao todo, são dez adultos alinhados lado a lado na frente da sala, sorrindo para a foto. No fundo, há um telão projetando um slide com a frase “Obrigada pela atenção” e o logotipo do projeto “Maria vai à Escola”. Também é possível ver bandeiras posicionadas à esquerda, sugerindo um ambiente institucional.
Paulo André Nunes
Foto: Acervo Juizados Maria da Penha TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







