A automação para este fim tem contribuído com a celeridade das tramitações e, dentre outros benefícios, possibilitado a otimização do trabalho desenvolvido pelas unidades judiciárias em suas atividades rotineiras.
O Poder Judiciário Estadual tem investido na automação de procedimentos técnicos com o objetivo de favorecer a celeridade das tramitações processuais.
Com esta perspectiva, sob a supervisão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), o segmento de Tecnologia do Tribunal de Justiça do Amazonas viabilizou uma ferramenta tecnológica para auxiliar o trabalho das varas judiciárias em procedimentos com o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD).
O sistema - SISBAJUD - é utilizado pelo Poder Judiciário, sendo um recurso eletrônico que interliga a Justiça brasileira a instituições bancárias por meio do Banco Central e sua utilização dá agilidade a procedimentos de localização ou bloqueio de valores em processos judiciais, tais como em demandas judicializadas na área cível.
A automação para este fim, viabilizada pelo setor de desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC/TJAM), identifica, no Projudi, o processo que imprescinde do uso do SISBAJUD, realiza o bloqueio (previamente autorizado pelo Juízo no caso concreto em questão), gera um comprovante e dá seguimento à tramitação que aguardará resposta/decisão posterior pelo magistrado responsável pelo processo.
De acordo com o juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi, a automação para este fim contribui de maneira significativa com a celeridade das tramitações e, dentre outros benefícios, possibilita a otimização do trabalho desenvolvido pelas unidades judiciárias em suas atividades rotineiras.
Na Justiça Estadual a automação de procedimentos no sistema SISBAJUD passou antecipadamente por fases de testes e encontra-se em plena atividade.
#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, a representação gráfica de uma balança (um dos tradicionais símbolos da Justiça) posicionada na parte frontal de um notebook. Na imagem, como forma ilustrativa de representação do uso da tecnologia, constam diversos elementos que remetem a números binários.
Texto: Afonso Júnior
Imagem: Divulgação Internet (Freepik)







