Programa tem como objetivo geral viabilizar a empregabilidade dos jovens acolhidos institucionalmente em situação de vulnerabilidade, por meio de capacitação e da articulação com outros órgãos públicos, empresas, e instituições da sociedade civil.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij), realizou nesta quinta-feira (13/11), a cerimônia de entrega de certificados a 20 formandos em curso de qualificação realizado no âmbito do “Programa Novos Caminhos”, uma iniciativa instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução 543/2024, e que, no Amazonas, é coordenada pelo TJAM.
Neste segundo semestre de 2025, foi oferecida uma qualificação de 60 horas/aula para 20 adolescentes, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS) e com a Eletrobras (indicada pelo Conselho Nacional de Justiça). Os alunos tiveram aulas de Educação Financeira, Técnicas de Redação e Atendimento ao Cliente.
Em julho desse ano, outros 20 alunos receberam certificados de conclusão dos cursos oferecidos no primeiro semestre.
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, com a presença da coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana Meirelles; da titular do Juizado da Infância e da Juventude - Cível da Comarca de Manaus, juíza de direito Rebeca de Mendonça Lima; do juiz de direito auxiliar da Corregedoria do TJAM, Igor de Carvalho Leal Campagnolli, e da diretora do Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Glauce Galúcio Pereira.
A desembargadora Joana Meirelles agradeceu a direção do Tribunal e os parceiros que colaboraram para a realização do curso. A magistrada afirmou ser com imensa alegria e uma profunda convicção da missão parcialmente cumprida que o TJAM celebra mais uma vez, em de 2025, a formatura de mais uma turma do Programa Novos Caminhos.
“Essa parceria permitiu que vocês, jovens formandos, se aprofundassem em áreas cruciais como educação financeira, técnicas de redação e atendimento ao cliente, fortalecendo suas perspectivas futuras e os preparando para os desafios do mundo profissional. A palavra principal hoje é gratidão. Primeiro, ao apoio constante do Conselho Nacional de Justiça, que nacionalizou o programa e tem sido fundamental para o desenvolvimento e expansão do programa. Não celebramos apenas o fim de um ciclo, mas o início de uma nova jornada para cada um de vocês, protagonistas do nosso curso”, disse Joana Meirelles.
O juiz Igor Campagnolli, afirmou que cada jovem atendido pelo programa que se forma, que busca uma capacitação, tem uma resposta do Estado, de possibilitar a eles um caminho novo, um caminho na base da educação e de novas oportunidades. “São crianças que foram acolhidas institucionalmente e que não tiveram oportunidades. São crianças que não tiveram a convivência com os pais e por isso o Estado os acolheu. Mas não basta que o Estado, tem que dar oportunidade para que essas crianças tenham caminhos efetivos de empregabilidade, de estudo, de educação, e que permitam que eles sejam produtivos para a sociedade, que transformem a sociedade”, disse o magistrado.
A diretora do IPEDS, Glauce Galúcio Pereira, parabenizou os formandos e afirmou que eles já são vencedores. “Nós conhecemos a sua história. Desde a infância sofreram várias situações. E estão aqui hoje com a certeza de que novos caminhos vocês poderão trilhar. O nosso passado não define o nosso futuro, e, mesmo em todas as suas limitações, todas as tristezas que já passaram no decorrer da infância, estão aqui e demonstram que estão prontos para estudar, para aprender, para adquirir conhecimento, e acima de tudo, para transformar o nosso mundo em um mundo melhor”, disse Glauce Pereira.
O aluno J.M.A, de 14 anos, orador escolhido para representar a turma, destacou que há um reconhecimento do esforço individual para superar desafios e vencer obstáculos até o presente momento. “Com a qualificação, a turma tem a responsabilidade de usar o conhecimento e as habilidades para fazer a diferença no mundo profissional. É o momento de colocar em prática o estudado, buscar novos desafios e continuar a trajetória de crescimento. A mensagem final é de confiança: com esforço, ética e dedicação, serão capazes de superar qualquer obstáculo”, destacou o formando.
O “Programa Novos Caminhos - Amazonas" foi instituído pela Resolução n.° 67, de 5 de dezembro de 2023, como política institucional do Poder Judiciário Amazonense, e tem por objetivo geral viabilizar a empregabilidade dos jovens acolhidos institucionalmente, por meio de capacitação e da articulação com outros órgãos públicos, empresas, e instituições da sociedade civil, como o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que disponibilizou o vale-transporte, garantindo a locomoção dos alunos durante o curso.
O “Programa Novos Caminhos” atende adolescentes e egressos dos serviços de acolhimento institucional (abrigos), com o intuito de viabilizar o primeiro contato com oportunidades de empregabilidade, por meio de capacitação e de articulação com empresas, empresários, instituições públicas, privadas e outros parceiros, buscando a inclusão desses jovens no mercado de trabalho.
Confira o álbum de fotos do evento no link abaixo:
https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720330288481
Carlos de Souza
Fotos: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771









