A solenidade de abertura ocorreu na noite de quarta-feira, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, anfitrião do evento.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, está participando do "XVIII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre)", que acontece nesta semana em Belo Horizonte (MG). O evento, sediado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi oficialmente aberto na noite de quarta-feira (12), e segue até esta sexta-feira (14), reunindo presidentes de tribunais, magistrados e representantes de instituições de todo o País.
A solenidade de abertura ocorreu no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG, conduzida pelo presidente da Corte de Justiça mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e com o discurso de boas-vindas feito pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho.
A cerimônia também contou com uma mensagem do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, que parabenizou os presidentes de tribunais pela atuação em prol do fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro. O ministro se desculpou por não poder comparecer ao evento por estar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), no Pará.
“Quero parabenizar a todos pela realização de mais um encontro dos presidentes dos tribunais estaduais, o que mostra o grande interesse por melhorias no Poder Judiciário Brasileiro. O País ainda apresenta um quadro de desequilíbrio social, e as políticas públicas, muitas promovidas pelo Poder Judiciário, ajudam a diminuir esse desequilíbrio. Agradeço pelo apoio que recebo de todos os presidentes estaduais em meu trabalho".
O Evento
O Consepre é um fórum de integração e debate entre os presidentes dos Tribunais de Justiça dos estados, criado com o objetivo de discutir políticas públicas, aprimorar a governança judicial e fortalecer a cooperação institucional. Nesta edição, os temas centrais incluem qualidade de vida no Judiciário, inclusão social, cooperação interinstitucional e a aproximação entre Justiça e sociedade.
A edição anterior foi realizada em outubro deste ano, em Salvador (BA), com foco em sustentabilidade, inclusão e transformação digital do Poder Judiciário.
Ao longo dos três dias de programação, estão previstos painéis temáticos, reuniões reservadas e apresentações culturais, além da leitura pública da Carta do XVIII Consepre, documento que consolida as deliberações e compromissos assumidos pelos tribunais participantes.
Esta é a segunda vez que o TJMG sedia o evento — a primeira ocorreu em março de 2023, durante a gestão do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Programação
Nesta quinta-feira (13), segundo dia da programação do evento, os debates se concentraram em temas voltados à valorização dos profissionais do Judiciário e à aproximação com a sociedade. O primeiro painel abordou o tema “Qualidade de vida para quem constrói o Judiciário”, destacando iniciativas voltadas à saúde física e mental de magistrados e servidores. Em seguida, o painel “Judiciário e Sociedade – inclusão e aproximação” apresentou
No período da tarde, a programação segue com o painel “Cooperação Judiciária”, que trata de experiências bem-sucedidas em parcerias entre tribunais e fóruns digitais. A tarde rtambém está reservada para reuniões internas dos presidentes e juízes auxiliares, seguidas da apresentação do XIX CONSEPRE, que será realizado no Ceará ,em 2026.
O último dia do encontro (14/11) será dedicado à leitura pública da Carta do XVIII CONSEPRE, documento que reúne as principais deliberações e compromissos firmados durante o evento. A cerimônia ocorre no Palácio da Liberdade.
Sandra Bezerra
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771










