A mensagem dos ouvidores judiciais também abordou a necessidade de atendimento qualificado aos cidadãos, com uso de novas tecnologias para garantir a acessibilidade e o fortalecimento da rede de ouvidorias judiciais.
A assinatura da Carta de Manaus marcou o encerramento do 13.° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais realizado na última semana na cidade de Manaus (AM). O destaque da mensagem assinada por 30 representantes das ouvidorias judiciais de todo o Brasil foi o estímulo à inclusão formal das ouvidorias na estrutura diretiva dos tribunais.
O texto do documento que compilou as principais conclusões dos debates e palestras do encontro, registrou que garantir autonomia administrativa e funcional é necessário para assegurar o pleno exercício das atribuições institucionais das ouvidorias, além de possibilitar a efetiva representatividade do cidadão perante o sistema de Justiça.
Foram pontuados também na carta a necessidade de atendimento qualificado aos cidadãos por meio da escuta ativa que respeite especificidades regionais, sociais, culturais ou mesmo quanto a questões de acessibilidade comunicacional, especialmente para pessoas com deficiência, por meio do uso de ferramentas de tecnologia.
Integração e cooperação entre as Ouvidorias
Outro destaque da mensagem é o reconhecimento da importância do compartilhamento de boas práticas entre as ouvidorias judiciais, bem como de indicadores e metodologias de gestão voltadas à eficiência e à inovação no atendimento ao público. A proposta é a criação de redes de cooperação entre as ouvidorias judiciais dos tribunais como forma de fortalecer o intercâmbio entre as instituições.
Próxima edição
A próxima edição do Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais também foi registrada na Carta de Manaus. A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) vai sediar a 14.ª edição do encontro, com realização prevista para os dias 17 a 20 de março de 2026 na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso.
#PraTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os representantes das ouvidorias judiciais que participaram do evento de pé, lado a lado, na área externa do Centro Cultural Povos da Amazônia. Fim da descrição
Texto: Igor Braga | Ejud
Foto: Chico Batata | TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







