Esta é a primeira vez que um amazonense assume a presidência do Cojud. Eleição ocorreu durante a programação do Encontro Nacional do colegiado, que acontece em Manaus.
O desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), foi aclamado na, manhã desta sexta-feira (07/11), o novo presidente do Colégio de Ouvidores Judiciais (Cojud). A escolha do magistrado amazonense aconteceu durante o terceiro dia de programação do "13.° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais", que acontece nesta semana em Manaus.
O desembargador Abraham assume o cargo em substituição do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Altair de Lemos Júnior, que esteve na função de presidente durante uma década. Em seu discurso, o presidente eleito agradeceu ao colegiado pelo voto de confiança, e disse que recebeu com serenidade a missão de dirigir o Colégio, após a década magnífica do desembargador Altair.
“Como primeiro ato da nova gestão, trago a proposição de uma alteração do nosso estatuto, para incluir como presidente de honra o desembargador Altair, para possibilitar que ele participe dos eventos e tenha voz e voto, visto que a sua experiência, expertise, e história no Colégio quase se confundem com a história do Altair na magistratura”, ressaltou Abraham Peixoto.
A eleição da diretoria executiva do Cojud foi o destaque da programação do encontro, que também contou com o “Momento Ouvidorias”, em que cada ouvidor teve oportunidade para realizar um breve pronunciamento, destacando a importância do papel das ouvidorias e do Colégio para a Justiça, e, em especial, para o jurisdicionado.
Foi ainda apresentado um vídeo de homenagem ao desembargador Altair, com declarações de vários magistrados que fazem parte do colégio, falando sobre as contribuições e trabalhos do, agora, ex-presidente, para o Cojud, ao longo dos 10 anos em que esteve presidindo o Colégio.
Presidente do TJAM
A programação do terceiro dia do encontro do Cojud foi aberta pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, que agradeceu a presença dos participantes em Manaus e destacou o papel estratégico das Ouvidorias para os tribunais. O magistrado compartilhou sua experiência à frente da Ouvidoria do TJAM, função que exerceu por quase três anos, ressaltando o impacto positivo da atuação do setor na redução da litigiosidade.
“Já fui ouvidor por quase três anos e foi uma experiência muito edificante, porque nos oferece mais perspectivas em relação ao trabalho que realizamos. As Ouvidorias são os ‘ouvidos’ do Poder Judiciário para a sociedade”, afirmou, observando que desde a instalação da Ouvidoria no TJAM, houve queda significativa na litigiosidade e avanços nos índices de desjudicialização, alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fernandes também destacou o trabalho do desembargador Altair Lemos, atual presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Estadual (Cojud) e que está se despedindo do cargo, e reforçou a importância de fortalecer o setor.
#PraTodosVerem - A imagem principal que ilustra a matéria mostra os desembargadores Altair Júnior (TJRS) e Abraham Peixoto (TJAM), ao lado um do outro, no centro do salão, posando para foto com os demais participantes ouvidores judiciais e participantes do Cojud. Todos estão em pé e seguram pequenas bandeirolas que representam seus estados. Na parte superior da imagem, destaca-se o teto circular do salão onde ocorrem as reuniões do 13.º Cojud e no qual foram projetadas imagens coloridas da flora e fauna amazônicas e também a logomarca do evento.
Texto: Nicolle Brito | Ejud
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771












