Além de oferecer informações valiosas, a ação propiciou acolhimento, leveza e momentos de reflexão, reafirmando o compromisso do Fórum de Justiça de Parintins com o bem-estar e a valorização das mulheres que fazem parte da instituição.
O Fórum de Justiça Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, da Comarca de Parintins (distante 325 quilômetros de Manaus), sediou na sexta-feira (17/10) uma tarde especial dedicada às colaboradoras da unidade judiciária em celebração ao “Outubro Rosa”, uma campanha focada na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha “Outubro Rosa” reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama e de colo do útero, doenças que afetam milhares de mulheres em todo o mundo.
O evento foi organizado pelo juiz titular da 2.ª Vara da Comarca de Parintins e diretor do Fórum de Justiça, magistrado Nilo da Rocha Marinho Neto, e contou com apoio dos demais magistrados da comarca e parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar (Semsa) por meio da UBS Tia Léo.
Além de oferecer informações valiosas, a ação propiciou acolhimento, leveza e momentos de reflexão, reafirmando o compromisso do Fórum de Justiça de Parintins com o bem-estar e a valorização das mulheres que fazem parte da instituição.
Na oportunidade, profissionais de Enfermagem e Nutrição ministraram palestras ao público presente abordando temas cruciais como saúde física e emocional, hábitos alimentares, autoestima e autocuidado. A psicóloga Tharzia Brelaz, uma das profissionais presentes, repassou informações sobre a promoção da saúde mental e o bem-estar através do acompanhamento psicológico.
Cuidado
Em 19 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, que é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres - atrás do câncer de pele. Para 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 500 novos casos da doença, uma taxa bruta de 22,77 casos a cada 100 mil habitantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas a partir dessa idade sua incidência aumenta progressivamente, sobretudo após os 50 anos. É importante estar atenta aos sinais do corpo, uma vez que os sintomas mais comuns incluem o aparecimento de um nódulo (caroço) no seio, alterações na pele da mama, secreção pelo mamilo e mudanças no formato do seio.
O Ministério da Saúde reforça que cerca de 17% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, alimentação equilibrada e controle do peso, além da redução do consumo de álcool e cigarro.
#PraTodosVerem: Foto que ilustra a matéria mostra várias mulheres em pé durante ação realizada no Fórum de Parintins voltada à conscientização e combate ao câncer de mama
*Com informações da Direção do Fórum
Fotos: Acervo da Direção do Fórum
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771