O evento contou com palestra proferida pelo desembargador Flávio Humberto Pascarelli, diretor da escola.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) encerrou, na última quinta-feira (16/10), o projeto Portas Abertas com a palestra “Conhecendo o Poder Judiciário”, proferida pelo diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli. O evento contou com a presença de 18 acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Santa Tereza (FST).
Nesta edição, os acadêmicos visitaram o gabinete e o Tribunal Pleno, acompanhados pelo desembargador Flávio Pascarelli, que, na companhia do ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, compartilhou experiências sobre o início da carreira no Direito e diversos aspectos da jurisdição.
De acordo com o diretor da Esmam, o projeto encerra suas atividades com grande êxito, cumprindo o propósito de inspirar os estudantes a seguir a carreira jurídica por meio da aproximação com o Tribunal.
“A resposta que nós temos daqueles que vieram aqui, dos alunos que participaram do projeto Portas Abertas, é de que isso os incentiva na carreira, que isso modifica o pensamento deles. E hoje nós fechamos com chave de ouro, com a presença do ministro Mauro Campbell Marques, que contou a sua história de vida e pôde aumentar ainda mais esse incentivo e essa inspiração”, declarou o desembargador.
Lúcia Viana, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Santa Tereza, agradeceu a participação no projeto e ressaltou a relevância da iniciativa para o aprendizado prático dos acadêmicos. “Estamos honrados em participar do projeto Portas Abertas, uma iniciativa de grande valor para a formação dos nossos alunos. O projeto oferece uma vivência prática sobre o funcionamento da Justiça e aproxima os estudantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, contribuindo de forma significativa para a complementação do aprendizado no
curso de Direito”, destacou.
O acadêmico Nirlando Barbosa, do terceiro período do curso de Direito, também compartilhou sua satisfação em participar da última edição do projeto. “É um prazer participar desse projeto, principalmente na última edição, que foi conduzida de maneira especial pelo desembargador Flávio Pascarelli, contando um pouco dos bastidores de sua trajetória, dos juízes e da Escola Superior da Magistratura”, disse.
Andress Cavalcanti, servidor e coordenador do projeto, expressa orgulho e satisfação pelo encerramento desse ciclo de 2025, e admite que o projeto segue para 2026 com grandes expectativas. “O Portas Abertas é uma iniciativa que nos enche de orgulho, durante o ano de 2025 tivemos resultados bastante exitosos. Já temos perspectivas de melhorias para o ano de 2026, e o desembargador demonstra um carinho e empenho muito grandes para que o projeto siga alcançando seus objetivos”, destacou.
#PraTodosVerem:A imagem mostra um grupo de estudantes posando para no Tribunal Pleno do TJAM, Ao centro, estão o ministro Mauro Campbell Marques e o desembargador Flávio Pascarelli, ambos trajando terno escuro. À esquerda deles está a professora Lúcia Viana, vestindo um longo vestido azul-claro. Os estudantes, que participam de uma visita institucional ou programa educativo, estão posicionados em fila, sorridentes, usando crachás de identificação. O ambiente é bem iluminado, com piso de madeira, paredes claras e o brasão do Tribunal ao fundo.
Texto: Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Foto: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771