Programação fez parte de uma série de eventos realizados na última segunda-feira (13/10), no município, com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, realizou nesta segunda-feira (13/10) o lançamento da pedra fundamental que marcará o início da construção do novo Fórum de Justiça da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, município a 858 quilômetros de Manaus, no Alto Rio Negro.
O projeto, de autoria do secretário de Infraestrutura do Tribunal, arquiteto e urbanista Rommel Pinheiro Akel, apresenta um novo conceito arquitetônico para o prédio do Judiciário, trazendo uma temática indígena e diferenciando-se das demais unidades construídas pelo TJAM no interior do estado.
Estavam presentes na cerimônia o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça; o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Hamilton Saraiva; o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Velasques Saldanha; o juiz da Comarca, Manoel Átila Nunes; dentre outras autoridades.
“O Amazonas é um estado de dimensões continentais, com muitos desafios, mas queremos fortalecer a presença institucional da Justiça no interior, por isso estamos voltados para a reestruturação das nossas unidades judiciais. Até o final de 2026, pretendemos inaugurar mais 12 fóruns no interior, além das novas unidades na capital”, comentou o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, durante o lançamento da pedra fundamental do novo fórum.
“O novo Fórum de Justiça de São Gabriel da Cachoeira terá estilo moderno e temática indígena, diferente do padrão dos demais prédios do Judiciário amazonense no interior do estado. Nele, buscamos pensar no projeto como um todo. Por exemplo, a partir da localização espacial do terreno, que é uma área de frente para o rio. Além disso, o município possui 23 etnias, assim projetamos um fórum moderno com a temática indígena, quebrando o padrão dos projetos arquitetônicos que temos feito nos outros municípios”, explicou o arquiteto Rommel Akel.
Estrutura
O terreno escolhido é o mesmo onde atualmente está instalado o Fórum, que será demolido para dar lugar à nova edificação. A área é de propriedade do Poder Judiciário do Amazonas. A estrutura contará com espaço para o Tribunal do Júri e outras salas necessárias ao funcionamento da unidade.
O processo licitatório já foi iniciado pelo TJAM e a intenção do presidente da Corte é que a obra seja entregue até o final do ano que vem.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto de autoridades durante o lançamento da pedra fundamental do novo fórum de justiça de São Gabriel da Cachoeira
Texto: Paulo André | ACS-TJAM
Edição: Acyane do Valle | ACS-TJAM
Fotos: Chico Batata
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.