A inauguração foi marcada por muita emoção, pois o centro recebeu o nome do filho do desembargador Délcio Santos, Leonardo, que faleceu aos 28 anos, no mês de agosto deste ano.
O município de São Gabriel da Cachoeira, no Noroeste do Amazonas, passou a contar, desde segunda-feira (13/10), com um Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), inaugurado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e que recebeu o nome de “Leonardo Saunders Fernandes Santos”, em homenagem póstuma ao advogado e filho do desembargador Délcio Luis Santos, falecido aos 28 anos, em agosto deste ano.
A cerimônia, realizada na sede do novo espaço, foi marcada pela emoção e pela presença de autoridades, familiares, magistrados, servidores e populares. Em um momento de grande comoção, o desembargador Délcio Santos agradeceu pela homenagem e destacou o simbolismo do nome do filho estar vinculado a uma unidade voltada ao diálogo, à paz e ao acolhimento da população.
“Leonardo sempre acreditou que o Direito era um instrumento de transformação social. Ele tinha um olhar voltado ao próximo, sobretudo aos mais vulneráveis. Ver o nome dele eternizado em um espaço que representa o diálogo, a conciliação e a cidadania é algo que conforta o coração de toda a nossa família. Que este Cejusc seja um espaço de empatia e justiça, como ele sempre sonhou”, emocionou-se o desembargador.
Durante a inauguração, o ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, enfatizou a relevância dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania como ferramentas de aproximação com a sociedade, destacando também o legado simbólico deixado por Leonardo. "Que o Cejusc possa servir ao povo com a mesma dedicação que o movia e que este centro represente a expressão prática do que ele pensava: o desejo de servir, de acolher e de promover o entendimento".
Incentivo ao diálogo
O presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, tio de Leonardo, ressaltou que a inauguração do Cejusc representa o compromisso do Poder Judiciário em ampliar o acesso à Justiça e, ao mesmo tempo, incentivar o diálogo entre as partes para solucionar os conflitos, especialmente nas regiões mais distantes do Estado, destacando, ainda a força simbólica da homenagem.
“Este espaço nasce com um duplo significado: de um lado, é um instrumento concreto de acesso à Justiça e pacificação social; de outro, é um tributo a um jovem que acreditava na força transformadora do diálogo. O nome de Leonardo se soma à missão do Judiciário de construir pontes, aproximar pessoas e promover a justiça cidadã”, afirmou o presidente.
Cejusc’s
Os Cejuscs são unidades voltadas à realização de audiências de conciliação e mediação, atendendo tanto pessoas com processos judiciais em andamento quanto cidadãos em geral.
Em São Gabriel da Cachoeira, a instalação da unidade resulta da articulação entre o Tribunal de Justiça do Amazonas, a Corregedoria-Geral de Justiça e a Prefeitura Municipal, fortalecendo a política de ampliação do acesso à Justiça e da resolução consensual de conflitos, especialmente entre populações tradicionais.
Veja mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720329678324/
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz uma foto de autoridades durante o esclarecimento da placa de inauguração do novo Cejusc em São Gabriel da Cachoeira, inaugurado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e que recebeu o nome de “Leonardo Saunders Fernandes Santos”, em homenagem póstuma ao advogado e filho do desembargador Délcio Luis Santos falecido aos 28 anos, em agosto deste ano.
Texto: Acyane do Valle | ACS-TJAM
Fotos: Chico Batata | ACS-TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771