Abertura da atividade conto com palestra do juiz Marcelo Cruz, titular da 2.ª Vara do Tribunal do Júri.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) recebeu, na manhã de terça-feira, dia 07/10, alunos dos cursos de Direito da Universidade Estácio, em mais uma edição do projeto “TJAM de Portas Abertas- Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”.
Destinado aos acadêmicos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Amazonas que cursam os três primeiros períodos, o projeto tem como finalidade apresentar os ambientes e os papéis do Poder Judiciário, proporcionando aos estudantes a experiência de acompanhar, na prática, o funcionamento da Justiça.
A abertura da atividade contornou a palestra do juiz Marcelo Cruz, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, que reflete sua trajetória desde o início da graduação em Direito até a conquista do cargo. O juiz também explanou sobre as categorias da magistratura e os principais desafios da carreira.
Esse contato entre o magistrado e as universidades tem o objetivo de ampliar os horizontes dos alunos, ajudando-os a refletir sobre qual área deseja seguir na carreira jurídica.
"É uma satisfação participar das atividades da ESMAM, dialogando com universitários e apresentar a carreira da magistratura e as funções do Poder Judiciário. Esses encontros permitem aos estudantes compreender, na prática, a aplicação do que aprendem e podem inspirá-los a seguir a carreira jurídica", afirmou o juiz.
Após a palestra, os acadêmicos participaram de visitas guiadas aos fóruns e ao Museu do Judiciário, acompanhados por servidores da Escola da Magistratura. Ao final, foi realizada uma avaliação de evidência, com certificação de 4 horas de atividades complementares.
Verônica Maria Felix, professora de Direito da Faculdade Estácio, agradeceu a oportunidade de participar do projeto "Portas Abertas", que proporcionou aos acadêmicos, futuros operadores do Direito, uma vivência enriquecedora no Poder Judiciário.
"Agradeço à coordenação do curso, à professora Daila e a todos os servidores pela recepção atenciosa. Este projeto, idealizado pelo desembargador Humberto Pascarelli é de grande importância para motivar, inspirar e aproximar nossos estudantes das carreiras jurídicas e da estrutura do Judiciário", disse a professora.
No encerramento da atividade, os universitários se manifestaram e comentaram suas experiências sobre a experiência em participar das "Portas Abertas".
Kenge Rodrigues Guimarães, do 1º período do curso de Direito, disse: “achei muito importante a palestra do juiz Marcelo Cruz, pois trouxe visões reais sobre a profissão. Uma conversa que trouxe a sanar algumas dúvidas e as quebras certas tabus que surgem quando entramos na faculdade. Achei incrível.”
Já Léo Thibes Junior, também do 1º período, declarou: “eu queria agradecer a oportunidade de estar aqui e de conhecer mais sobre a estrutura, sobre como funcionam os processos e as cargas que nos foram apresentadas.”
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto dos participantes do projeto "TJAM de Portas Abertas - Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense". Fim da descrição
Texto: Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Marcus Phellipe e Raphael Alves
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail : divulgação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771