O tema ganhou destaque no segundo dia do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), durante a realização das sessões técnicas.
Salvador, Bahia – A relação do Poder Judiciário com a sociedade e com a mídia foi uma das temáticas discutidas na programação do XVII Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), nesta terça-feira (7). A apresentação do tema foi conduzida pela conselheira Daiane Nogueira Lira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo consultor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Lucas Azevedo Borges, e pela coordenadora de Comunicação do Consepre, jornalista Débora Diniz.
Em suas abordagens, eles enfatizaram a urgência de uma gestão estratégica e integrada de Comunicação Social para evitar a desinformação que facilmente se espalhava atrapalhando a correta divulgação de temas relevantes para a sociedade.
A conselheira Daiane apresentou a recém-aprovada Resolução 640 do CNJ, que estabelece a nova Política de Comunicação Social do Judiciário e destacou que a resolução anterior, de 2009, estava obsoleta e não contemplava os desafios atuais das redes sociais e do combate às 'fake news'.
A nova política tem o objetivo de se adequar à modernidade e garantir que as informações da Justiça cheguem ao cidadão de forma simples, clara e acessível. Para isso, o documento estabelece duas diretrizes cruciais: a profissionalização das equipes de comunicação do Judiciário e a integração dos sistemas de governança desses setores para que todos os segmentos da Justiça, sob a forma cooperativa do CNJ, possam promover o alinhamento estratégico e o compartilhamento de boas práticas.
Ainda de acordo com a conselheira, “as assessorias de comunicação devem ter estrutura própria e subordinação direta à alta direção dos tribunais, garantindo que participem do planejamento estratégico e possam compartilhar boas práticas”.
Boas Notícias
A coordenadora de Comunicação do Consepre, jornalista Débora Diniz, destacou a articulação para a criação de uma campanha de fortalecimento da Justiça Estadual através da recém-formada Rede de Comunicação (Redecom) do Consepre, estabelecendo que a integração profissional já está em curso.
A Redecom foi oficializada por meio de ato executivo do presidente do Consepre, Francisco Oliveira Neto, em agosto deste ano. A iniciativa reúne assessoria de comunicação de todos os tribunais estaduais com o objetivo de ampliar a visibilidade desses órgãos, aproximando-os da sociedade.
Atualmente a Redecom está trabalhando na elaboração da política de comunicação dos Tribunais de Justiça estaduais, para isso reuniu, na manhã da última segunda-feira (6), dados de abertura do XVII Consepre, em Salvador, os representantes das Assessorias de Comunicação que fizeram parte das delegações presentes.
O encontro de comunicadores aconteceu na sede do AxéLab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para consolidar o texto do documento que será apresentado aos membros do Consepre, no XVIII Encontro que acontece em Minas Gerais.
#PraTodosVerem: Foto mostra três participantes (duas mulheres sentadas e um homem em pé) de um dos paineis do XVII Consepre. Fim da descrição
Texto: Dora Paula/TJAM
Foto: Chico Batata/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: divulgaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771