A reunião foi conduzida pelo Corregedor-Geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, e pela coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, e contou com discussão sobre novas parcerias para capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho.
A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) reuniu empresários e representantes de instituições para discutir parcerias envolvendo ações de capacitação e empregabilidade com jovens provenientes de abrigos de acolhimento em Manaus, no âmbito do programa “Novos Caminhos”, coordenado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (Coij/TJAM).
O anúncio da proposta de parcerias foi feito nesta quarta-feira (01/10) pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, e pela desembargadora Joana dos Santos Meirelles, coordenadora da Infância e Juventude do TJAM. A reunião também contou com a presença do juiz-corregedor auxiliar, Igor de Carvalho Leal Campagnolli e do Chefe de Gabinete do Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, Silvino Martins, sendo realizada na sede da CGJ-AM, localizada no oitavo andar do Edifício Des. Arnoldo Péres, bairro Aleixo, em Manaus.
Participaram do encontro representantes do SEST-SENAT, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), além das empresas Assaí Atacadista e Supermercados Veneza, bem como servidores da Coij. O encontro contou com a apresentação do programa “Novos Caminhos” e discussão sobre futuras parcerias, incluindo a inserção de empresas, instituições e novos parceiros em acordo de cooperação técnica.
De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, a reunião teve o objetivo de mobilizar e sensibilizar os representantes das empresas e instituições para oportunizar aos jovens acolhidos na capital a inserção no mercado de trabalho e a participação em outras ações.
“São jovens e adolescentes que não conseguiram ser adotados e estamos tentando ajudá-los. Por isso, convocamos a participação de todos os representantes para nos apoiar na condução deste programa, com capacitações, oferta de cursos e oportunidades. O objetivo é buscar soluções para que eles não deixem os abrigos e passem por situação de vulnerabilidade. Essa é uma tarefa nossa enquanto sociedade”, salientou.
A coordenadora da Coij, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, reforçou a necessidade de parceria entre o Judiciário, as empresas e as instituições, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida dos jovens, ressaltando que eles viveram a infância e juventude nos abrigos e necessitam de oportunidades para inserção na sociedade, não apenas no mercado de trabalho.
“Os abrigos acolhem essas crianças e adolescentes e, quando eles chegam à vida adulta, precisam de oportunidades. Na área da infância e da juventude, trabalhamos em rede e precisamos mostrar que, apesar das dificuldades do nosso estado, estamos fazendo algo para ajudá-los. A ideia é apresentar o programa para sensibilizar e, agora, com o auxílio da Corregedoria-Geral de Justiça, avançarmos neste projeto no Amazonas”, destacou.
A magistrada também reforçou que as empresas e instituições poderão aderir ao programa “Novos Caminhos”, contribuindo para o incentivo a ações de empregabilidade, educação básica e profissional, além da promoção de ações de vida saudável. Segundo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Hamilton Saraiva dos Santos, a reunião inicial teve como objetivo fortalecer parcerias, mas, futuramente, outros encontros individuais com representantes das instituições e empresas serão realizados.
Sobre o programa Novos Caminhos
O Conselho Nacional de Justiça instituiu, por meio da Resolução n. 543/2024, o “Programa Novos Caminhos” (Programa Nacional de Apoio à Desinstitucionalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos e a Egressos de Unidades de Acolhimento), sob a coordenação-geral da Corregedoria Nacional de Justiça. O programa atua em colaboração com tribunais de justiça estaduais para criar oportunidades a crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Seu principal objetivo é auxiliá-los na transição para a vida adulta, oferecendo acesso a serviços de saúde física e mental, atividades esportivas, cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego, como estágio e Jovem Aprendiz.
O TJAM firmou o Acordo de Cooperação n. 75/2024, que prevê a cooperação técnico-científica supervisionada pela Coij para o desenvolvimento do “Programa Novos Caminhos”, em parceria com Senac/AM; Sebrae/AM; Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Sinetram; Fametro; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE/AM); START HÁBIL; Trilha do Aprendiz e Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS). Atualmente, o SEST-SENAT também é parceiro do programa em âmbito nacional.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do
Texto: Vanessa Brito
Fotos: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771