Com carga horária de seis horas, evento teve a finalidade de atualizar os profissionais da área sobre os desafios enfrentados pelos juizados, diante de um cenário de constantes mudanças.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu, na última segunda-feira (1º/09), das 9h às 12h, o curso presencial "Transformando Conflitos: O Novo Paradigma dos Juizados Especiais".
O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com carga horária de seis horas e objetivou atualizar os profissionais da área sobre os desafios enfrentados pelos juizados, diante de um cenário de constantes mudanças.
O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, diretor da Esmam, ressaltou a importância de oferecer esse curso direcionado aos servidores e magistrados.
"Estamos trazendo dois palestrantes bastante qualificados. Temos a honra de receber a visita do doutor Ricardo Cunha Chimenti, que é um dos pioneiros na questão dos juizados, juntamente com o doutor Alexandre Chini Neto, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Esses dois desembargadores compartilharam um conhecimento fundamental: o acesso à justiça. Porque é justamente a justiça dos juizados especiais que cuida diretamente da população. Pequenas causas, na realidade, são grandes causas para as pessoas que mais precisam", destacou o magistrado.
Quem abriu a palestra foi o desembargador Alexandre Chini Neto, que afirmou: "A ideia da nossa exposição é enxergar o sistema dos juizados especiais cíveis de uma maneira atual. Assim, podemos entender o que precisa ser feito para que esse sistema cumpra a função inicialmente prevista pela Constituição: democratizar o Poder Judiciário e empoderar o cidadão."
Já o desembargador Ricardo Cunha Chimenti complementou, dizendo que o objetivo da palestra foi dialogar de maneira simples, clara e atual sobre ética e direito.
"Pretendemos conjugar esses valores e conversar com os colegas a respeito de formas de evitar que a informatização acabe por afastar as pessoas simples do sistema de justiça, capturando-o por um ideal de status."
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz a foto dos ministrantes e magistrados participantes do curso presencial "Transformando Conflitos: O Novo Paradigma dos Juizados Especiais".
Texto: Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.