A iniciativa é destinada aos acadêmicos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos, com a finalidade de apresentar os ambientes e papéis do Poder Judiciário, oportunizando aos estudantes a experiência de acompanhar, de forma empírica, o funcionamento da Justiça.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas - Esmam, recebeu, na manhã de quarta-feira, dia 27/08, alunos dos cursos de Direito da Faculdade Metropolitana Fametro e da Escola de Direito da UEA, em mais uma edição do Projeto “Portas Abertas – Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”. A iniciativa é destinada aos acadêmicos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos, com a finalidade de apresentar os ambientes e papéis do Poder Judiciário, oportunizando aos estudantes a experiência de acompanhar, de forma empírica, o funcionamento da Justiça.
O evento teve início com uma palestra proferida pela juíza titular da 3ª Vara do Tribunal de Justiça, Maria da Graça Giulietta Cardoso, que compartilhou parte de sua trajetória desde o ingresso na faculdade até os períodos de aprendizagem e desafios com os estudantes presentes.
A magistrada parabenizou a iniciativa da ESMAM e agradeceu a oportunidade de contribuir com o projeto.
“De início, eu gostaria de parabenizar a iniciativa da ESMAM, sempre atenta e diligente na busca de aproximar o Judiciário da sociedade, em uma união profícua de teoria e prática do Direito. Foi um prazer contribuir com o Projeto Portas Abertas e poder compartilhar um pouco da minha jornada como aluna e operadora do Direito, recordando fatos tão significativos da minha trajetória’’, declarou.
Após a palestra com a juíza Maria da Graça, os estudantes seguiram para o plenário onde foram recebidos pelo diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, que falou sobre o Tribunal de Justiça, como se faz a entrada como juiz, duplo grau de jurisdição, composição do Tribunal Pleno e as Câmaras Reunidas, entre outros assuntos referentes ao judiciário.
Em seguida, os acadêmicos participaram de visitas guiadas aos fóruns e ao Museu do Judiciário, acompanhados por servidores da Escola da Magistratura. Ao final, foi realizada uma avaliação de reação, com certificação de 4 horas de atividade complementar.
Gisele Menezes, coordenadora de ensino da Faculdade Metropolitana Fametro, ressaltou a relevância do Portas Abertas para os universitários de Direito dos períodos iniciais.
“Para nossos alunos é extremamente importante ter esse contato com a prática, com a realidade, pois ajuda a consolidar o aprendizado. Tendo esse contato com os magistrados, o universitário é orientado a traçar caminhos mais assertivos”, disse.
Os universitários presentes manifestaram gratidão e alegria por adquirirem essa experiência logo no início da faculdade, podendo tirar dúvidas com a juíza, refletir sobre qual carreira seguir e ter o primeiro contato com o Judiciário que almejam integrar.
Luciano Brito Alves, de 20 anos, aluno do 1º período de Direito da Fametro, comentou.
“Estou no primeiro período da faculdade e achei essa experiência maravilhosa, porque tivemos a oportunidade de sair um pouco da sala de aula, daquilo que é mais imaginativo, e conhecer o que é palpável, experiencial. Achei bem dinâmico e divertido, principalmente para quem está começando”. falou.
Já Ana Clara da Silva, de 18 anos, estudante do 2º período da UEA, afirmou.
“Eu já tinha vontade de vir aqui, visitar o Tribunal, antes mesmo de iniciar a faculdade, para saber como tudo aqui funciona. E, quando soube desse projeto, fiquei muito animada. Achei uma oportunidade incrível e única; não é em todo lugar que o Portas Abertas existe, então eu achei incrível estar aqui hoje”, contou a acadêmica.
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz o diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli, falando para alunos dos cursos de Direito da Faculdade Metropolitana Fametro e da Escola de Direito da UEA, em mais uma edição do Projeto “Portas Abertas – Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”
Texto: Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Foto: Chico Batata
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.