O juiz Luís Claudio Cabral Chaves, titular na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, representou a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij/TJAM) na cerimônia de inauguração da Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas, iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A cerimônia foi conduzida pela coordenadora da Escola Estadual de Socioeducação do Amazonas, Maria Nilvane Fernandes, por intermédio do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação Violências e Instituições (GEPPEvi).
O evento ocorreu no Auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Ufam (UFAM), e contou com a presença dos demais órgãos públicos e autoridades envolvidas na execução da política de Socioeducação no Estado.
O cerimônia foi marcada, ainda, por palestra de Cynthia Bisinoto, professora associada III da Faculdade UnB Planaltina, da Universidade de Brasília, que buscou problematizar o conceito atribuído à socioeducação, enfatizando que trata-se de um campo emergente de pesquisa, de produção de conhecimento, de formação, de atuação profissional.
Em seu discurso, o juiz Luis Claudio destacou que “o momento é de festa, mas projeta, sobretudo, uma nova realidade para a socioeducação no Amazonas. Qualificar todos os envolvidos, profissionais da socioeducação terá um reflexo não apenas aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, mas, em última análise, à sociedade”.
Estavam presentes também o juiz João Gabriel Medeiros, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM), acompanhado de sua equipe, as servidoras Fernanda Calegari e Osmarina Hagge, além da servidora Jane Nagaoka, assistente social na Coordenadoria da Infância e da Juventude, representando a Coordenação Estadual da Saúde dos Adolescentes e Jovens da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
A instituição da escola no âmbito da Ufam reforça a importância do conhecimento, da pesquisa e da formação qualificada para construir práticas socioeducativas eficazes, humanizadas e que respeitam a dignidade de cada adolescente.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do juiz Luís Claudio Cabral Chaves, titular na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas, ladeado à esquerda pela servidora do Poder Judiciário, Jane Nagaoka, e à direita por participante da cerimônia de inauguração na Ufam
Texto: Com informações da Coij
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660