O novo comandante, general de Exército Viana Filho, natural de Picos (PI), possui uma trajetória marcada pela experiência em operações de selva.
O desembargador Delcio Luís Santos representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na noite de terça-feira (19), na solenidade de troca de liderança do Comando Militar da Amazônia (CMA), marcada pela transição entre o general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves e o general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho.
A cerimônia contou com a presença do comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e aconteceu no Campo de Parada Coronel Teixeira, do Quartel-General do CMA, na zona Oeste de Manaus, sendo acompanhada por autoridades civis e militares.
De acordo com informações da comunicação do CMA, após 2 anos e 4 meses à frente do Comando, o general Costa Neves se despediu deixando como legado operações estratégicas de defesa, a ampliação da presença das Forças Armadas em áreas sensíveis e o estreitamento das relações com comunidades indígenas e ribeirinhas. A atuação também se destacou pelo fortalecimento das relações institucionais e pelo apoio a projetos de integração regional.
A assessoria informou que o novo comandante, general de Exército Viana Filho, natural de Picos (PI), possui uma trajetória marcada pela experiência em operações de selva e pelo exercício de cargos de alta responsabilidade. Ingressou no Exército em 1981, esteve à frente de unidades estratégicas, atuou como adido militar no Chile, comandou a 22.ª Brigada de Infantaria de Selva, o 1.º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel e a 2.ª Divisão de Exército, em São Paulo.
#PraTodosVerem: A imagem principal da matéria mostra o desembargadopr Délcio Santos ao lado do novo comandante do CMA, general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho. Atrás deles há um painel com fotos antigas. O desembargador Délcio está a esquerda da foto usando um terno azul escuro, camisa branca e gravata azul com pequenos padrões claros. A direita está o general Luiz Gonzaga usando farda camuflada completa, colete tático e equipamentos presos ao uniforme. No braço esquerdo, há o brasão da bandeira do Brasil. Ele também olha para a câmera, com uma postura formal e firme.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CMA