Na ocasião, os universitários conheceram o trabalho do Núcleo de Assessoramento à Violência Doméstica contra a Mulher.


A Coordenadoria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Amazona, que funciona no Fórum Henoch Reis, em Manaus, recebeu na manhã de terça-feira (15/07), um grupo de alunos do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Parintins. Na visita, os alunos puderam conhecer o trabalho do Núcleo de Assessoramento à Violência Doméstica contra Mulher do 1.° e 4.° "Juizados Maria da Penha". Os discentes foram acompanhados pela professora doutora Valmiene Florindo Farias Sousa e pelo professor Gladson Rosas Haradou, responsáveis pelas disciplinas de Serviço Social na Contemporaneidade e Instrumentalidade e Serviço Social.
Celi Cristina Nunes Cavalcante, assistente social no TJAM, destacou que a troca interinstitucional é fundamental para a construção do conhecimento. “O Tribunal de Justiça sempre esteve de portas abertas para as instituições de ensino, como a Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas, bem como outras instituições particulares, que já nos buscaram muitas vezes para esse tipo de atividade, que busca unir a teoria com prática”, disse Celi Cavalcante.
O professor Gladson Rosas Haradou Gilades disse que Parintins, por ser uma cidade do interior, tem uma limitação de determinados campos para atividades profissionais e no Tribunal de Justiça há uma variedade de atividades realizadas por profissionais de serviço social às quais os alunos não conseguem ter acesso no município.
“Então, vir para cá e fazer esse intercâmbio, conhecer de perto a atividade profissional do serviço social no Tribunal de Justiça, propicia para os discentes aprofundar a relação com temas que discutimos em sala de aula, o que potencializa o aprendizado”, disse o professor.
A universitária Cleiciane Costa Barbosa, que cursa o quinto período de Serviço Social em Parintins, diz que o intercâmbio feito fora da sala de aula e em uma instituição como o Tribunal de Justiça, contribui para o aprendizado da turma.
“Sair do interior e vir para manaus conhecer o que é feito pelo Serviço Social num Tribunal de Justiça, onde tem esse leque de informações, como tivemos aqui, vai ajudar muito no nosso futuro estágio e na nossa formação. Então, isso é extremamente importante para nos profissionalizarmos futuramente”, afirmou a estudante.
A prática de campo é uma atividade didático-pedagógica que pode ser realizada fora da sala de aula com a finalidade de contribuir para a qualificação da formação dos alunos. A prática está relacionada aos componentes curriculares, onde existe uma resolução institucional para custear a saída dos alunos para a trabalho de campo, como foi a visita dos alunos e professores ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Após a entrega do planejamento vem a aprovação do projeto , que é encaminhado ao setor responsável, que passa a aguardar o fomento.
A Coordenadoria Psicossocial Judiciária oferece suporte técnico e psicológico em processos judiciais, especialmente aqueles envolvendo crianças, adolescentes e famílias. Os profissionais do setor atuam em áreas como violência doméstica, infância e juventude, realizando serviços como perícia psicossocial e coleta de depoimento especial. O serviço está localizado no 5.º andar, setor 04, do Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus.
Confira mais fotos aqui
#PraTodosVerem: A imagem mostra a palestrante de pé no primeiro plano, falando para uma plateia sentada, que parece ser composta por estudantes em uma sala de aula ou auditório. Ela tem cabelos castanhos claros na altura dos ombros e usa uma blusa de manga comprida bege-claro texturizada e calças pretas. A audiência é composta quase inteiramente por mulheres jovens e adultas. Elas estão sentadas em fileiras de carteiras escuras. A maioria veste camisetas pretas ou escuras. Algumas olham para a frente, outras olham para baixo para anotações ou documentos sobre as mesas. No lado direito, uma mulher na plateia usa uma camiseta polo bordô/vinho e segura uma bolsa preta estampada. Outra mulher ao lado dela usa uma camiseta preta. O ambiente é bem iluminado, com paredes brancas e janelas com persianas horizontais brancas visíveis à esquerda.
Carlos de Souza
Foo: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660







