Na ocasião, os universitários conheceram o trabalho do Núcleo de Assessoramento à Violência Doméstica contra a Mulher.
A Coordenadoria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Amazona, que funciona no Fórum Henoch Reis, em Manaus, recebeu na manhã de terça-feira (15/07), um grupo de alunos do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no município de Parintins. Na visita, os alunos puderam conhecer o trabalho do Núcleo de Assessoramento à Violência Doméstica contra Mulher do 1.° e 4.° "Juizados Maria da Penha". Os discentes foram acompanhados pela professora doutora Valmiene Florindo Farias Sousa e pelo professor Gladson Rosas Haradou, responsáveis pelas disciplinas de Serviço Social na Contemporaneidade e Instrumentalidade e Serviço Social.
Celi Cristina Nunes Cavalcante, assistente social no TJAM, destacou que a troca interinstitucional é fundamental para a construção do conhecimento. “O Tribunal de Justiça sempre esteve de portas abertas para as instituições de ensino, como a Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas, bem como outras instituições particulares, que já nos buscaram muitas vezes para esse tipo de atividade, que busca unir a teoria com prática”, disse Celi Cavalcante.
O professor Gladson Rosas Haradou Gilades disse que Parintins, por ser uma cidade do interior, tem uma limitação de determinados campos para atividades profissionais e no Tribunal de Justiça há uma variedade de atividades realizadas por profissionais de serviço social às quais os alunos não conseguem ter acesso no município.
“Então, vir para cá e fazer esse intercâmbio, conhecer de perto a atividade profissional do serviço social no Tribunal de Justiça, propicia para os discentes aprofundar a relação com temas que discutimos em sala de aula, o que potencializa o aprendizado”, disse o professor.
A universitária Cleiciane Costa Barbosa, que cursa o quinto período de Serviço Social em Parintins, diz que o intercâmbio feito fora da sala de aula e em uma instituição como o Tribunal de Justiça, contribui para o aprendizado da turma.
“Sair do interior e vir para manaus conhecer o que é feito pelo Serviço Social num Tribunal de Justiça, onde tem esse leque de informações, como tivemos aqui, vai ajudar muito no nosso futuro estágio e na nossa formação. Então, isso é extremamente importante para nos profissionalizarmos futuramente”, afirmou a estudante.
A prática de campo é uma atividade didático-pedagógica que pode ser realizada fora da sala de aula com a finalidade de contribuir para a qualificação da formação dos alunos. A prática está relacionada aos componentes curriculares, onde existe uma resolução institucional para custear a saída dos alunos para a trabalho de campo, como foi a visita dos alunos e professores ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Após a entrega do planejamento vem a aprovação do projeto , que é encaminhado ao setor responsável, que passa a aguardar o fomento.
A Coordenadoria Psicossocial Judiciária oferece suporte técnico e psicológico em processos judiciais, especialmente aqueles envolvendo crianças, adolescentes e famílias. Os profissionais do setor atuam em áreas como violência doméstica, infância e juventude, realizando serviços como perícia psicossocial e coleta de depoimento especial. O serviço está localizado no 5.º andar, setor 04, do Fórum Ministro Henoch Reis, em Manaus.
Confira mais fotos aqui
Carlos de Souza
Foo: Raphael Alves
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL | TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660