TJAM e MPE projetam medidas de integração tecnológica

Cooperação técnica abrange ações para tornar mais fácil e rápida a gestão de processos, por meio do uso em conjunto do sistema SAJ.


MPE TJAMGestores e representantes das áreas de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Ministério Público Estadual (MPE-AM) reuniram-se nesta quinta-feira (16) e trataram sobre ações de integração previstas pelo acordo de cooperação assinado no mês de março pelas duas instituições, o qual prevê a gestão de processos e demais expedientes, por meio do uso em conjunto do Sistema de Automação da Justiça-SAJ.

A reunião foi realizada na sede do TJAM, no bairro Aleixo (zona Centro-Sul de Manaus) e dela participaram o diretor-geral do MPE-AM, José Alberto da Costa Machado; o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, Thiago Facundo; o coordenador de Fiscalização e Auditoria do SAJ (no TJAM), Eduardo Pinheiro; o gerente de produtos da empresa Softplan, Cléber Teixeira e demais técnicos.

Pelo acordo de cooperação técnica assinado em março pelo presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões e pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, os dois órgãos buscarão desenvolver todos os métodos do Modelo Nacional de Interoperabilidade/MNI, estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cooperação ainda confirma ações para tornar mais fácil e rápida a gestão de processos, por meio do uso em conjunto do sistema SAJ e indica a realização de estudos para contratações conjuntas de serviços de TI, com objetivo de possibilitar contratações de qualidade, com custos reduzidos.

Conforme o diretor-geral do MPE-AM, a cooperação entre os setores de TI das duas instituições é válida e vai ao encontro da política de inovação do órgão ministerial que, recentemente, viabilizou a aquisição do sistema SAJ-MPE. “A partir da aquisição do novo sistema, esperamos que nossas primeiras Promotorias estejam totalmente operando em sistema on-line até o próximo mês de agosto e que no prazo de 12 meses, todas nossas Promotorias, Procuradorias e órgãos de apoio estejam com o mesmo sistema”, informou José Alberto da Costa Machado.

Para o diretor-geral do MPE-AM, a integração entre os setores de TI trará avanços significativos para o sistema judiciário estadual. “Viemos para verificar o processo de integração entre os setores de TI (do TJAM e do MPE) e avaliamos esta reunião como o marco inicial do termo de cooperação assinado. A perspectiva de nossa Procuradora-Geral de Justiça é que, em até 12 meses, nossas unidades estejam operando com o sistema SAJ-MPE e que também elas em conexão com o SAJ do TJAM”, apontou José Alberto da Costa Machado.

O coordenador de Fiscalização e Auditoria do SAJ (no TJAM), Eduardo Pinheiro, também comentou que a reunião de trabalho foi produtiva e que, em médio prazo, a integração entre as TI’s (dos dois órgãos) será viabilizada. “Estamos na fase de homologação das tratativas, iniciaremos a fase de testes e acreditamos que em agosto as primeiras Promotorias, já com o SAJ-MPE, estarão integradas com o SAJ do Tribunal”, informou Eduardo Pinheiro, explicando os dois SAJs terão bases distintas mas integradas.

 

 

Afonso Júnior
Foto: Raphael Aves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

banner TJAM

WhatsApp Image 2020 06 10 at 11.27.56

Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM
Sessão Solene de Posse Virtual dos Novos Dirigentes do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas - Biênio 2020 a 2022.
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM

03:24:00
Views: 4329
Sessão Solene de Posse dos Novos Dirigentes do TJAM