Equipe da Auditoria Interna encerra encontros “Café com a Auditoria” para aproximação com setores do TJAM

Foram realizados nove encontros no período de 06 a 28 de maio como atividade integrante do Plano Anual de Auditoria de 2025.


CAFE COM AUDITORIACafé com Auditoria 21 de MaioCafé com Auditoria 06 MaioCafe com Auditoria 21 de Maio2Nesta quarta-feira a equipe da Secretaria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Amazonas, encerrou uma série de encontros com setores para orientar sobre a importância da atividade para o trabalho no Judiciário estadual. O projeto, denominado “Café com a Auditoria”, promoveu quatro encontros com nove setores da administração, no período de 06 a 28 de maio. O evento aconteceu na sala de reuniões da presidência, como atividade integrante do Plano Anual de Auditoria de 2025, estabelecido pela Resolução do TJAM n.º 55/2024 e que sempre acontece no mês da conscientização internacional. Neste período, a unidade intensifica as campanhas no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas voltadas à sensibilização sobre a importância da atividade de Auditoria Interna.

O evento da 4.ª e última semana (28), reuniu as equipes da Secretaria de Compras, Contratos e Operações – Secop e da Secretaria de Infraestrutura – Seinf. Durante a abertura, a secretária da Auditoria Interna, Nabiha Monassa, falou sobre as principais atribuições da auditoria interna, do Novo Código de ética; do Programa de Integridade do TJAM; do Manual de Consultoria, o Informativo Dois Rios e o Manual de Auditoria do Poder Judiciário. Todos os temas foram disponibilizados em QRCode para acesso às informações em formato PDF. Além disso, explicou sobre Gestão de Riscos, eficiência de controles implementados nos setores, orientações necessárias solicitadas pelas unidades administrativas para a Auditoria como forma dos setores melhorarem os próprios controles.
“Esse projeto da Auditoria Interna tem um papel estratégico no fortalecimento da governança e na promoção da integridade dentro do Tribunal. Nosso trabalho vai muito além da verificação, ele busca assegurar que os processos estejam alinhados com as melhores práticas, com transparência, eficiência e responsabilidade. A implementação e o fortalecimento da gestão de controles internos trouxeram ganhos significativos para a administração, tornando as atividades mais seguras, ágeis e eficazes. Hoje, podemos dizer que decisões mais bem fundamentadas e processos mais robustos são frutos diretos desse compromisso de cada setor com a melhoria contínua”, ressaltou a secretária Nabiha Monassa.

O secretário da Secop, Chrystiano Lima e Silva, avaliou que a aproximação com a Secretaria de Auditoria oferece ajustes necessários para a qualidade do setor. “Para a gente, da Secretaria de Compras, Contratos e Operações, termos uma terceira linha como a Secretaria de Auditoria Interna, parceira, tanto nos ajuda quanto à correção de rumos quanto nos ajuda em termos de evolução do trabalho, da integridade, dos processos, no ajustamento de eventuais discrepâncias que podem ocorrer no decorrer da tramitação processual ou de algum artefato que seria interessante ser alterado ou ser incluído no fluxo processual para trazer mais transparência, para trazer mais demonstração de que o ato foi realizado tanto de forma planejada quanto da forma mais correta para a administração pública”, disse.

A iniciativa foi classificada como proveitosa e aprovada pelo secretário da Seinf, Rommel Akel. “Eu achei muito proveitoso. Acho que é a primeira vez que esse tipo de evento é feito. A auditoria está de parabéns. Eu acho que estreita mais a relação da gente. É uma relação que a gente precisa ter durante o ano todo, porque os conselhos, às normativas, tudo passa pela auditoria. E a gente precisa estar sempre sendo recomendado, aconselhado para não cometermos erros, afinal de contas, somos seres humanos. Então, a equipe da Auditoria está de parabéns por essa iniciativa de proximidade com os setores. Acredito que só tende a melhorar a qualidade das atividades com essas reuniões em prol do Tribunal”, afirmou Akel.

Encontros produtivos

A 3.ª Semana (21 de maio) do “Café com a Auditoria” reuniu a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde – Sesis; a Secretaria de Orçamento e Finanças – Secof e a Secretaria de Planejamento – Seplan do TJAM. De maneira geral, a iniciativa foi aprovada e aproveitada, de acordo com a realidade de cada setor administrativo.
“A importância da reunião para o setor de Planejamento, primeiro é estreitar os laços com a Auditoria Interna, porque nós temos um trabalho em conjunto que é a gestão de riscos. Eles trabalham com o resultado, e se baseiam neles para fazer as auditorias. Então, a reunião traz essa proximidade, não só técnica, mas de boa convivência com os colegas na rotina profissional diária”, avaliou a secretária da Seplan, Márcia Raquel Rizatto.

Na opinião da secretária da Sesis, Ana Cyra Fernandes, a aproximação foi de grande importância. “Essa aproximação foi muito importante, porque para alguns assuntos em que a Secretaria de Saúde não tinha conhecimento, não tinha experiência, não tinha nenhuma prática, como por exemplo a Implantação do E-Social, onde estavam implicados em várias outras atividades, foi de suma importância, e é até hoje, o apoio da auditoria”, falou Ana Cyra.

“O encontro é muito importante para que a gente possa humanizar as relações profissionais, como foi dito aqui na reunião e para conversar, ter um debate não tão formal e tirar todas as dúvidas. Isso é muito importante para o orçamento principalmente, porque estamos sempre em contato com a Auditoria e sempre surge alguma dificuldade no nosso dia a dia. Precisamos desse apoio da Auditoria, então acho muito válido, tanto para a gente quanto para os outros setores, essa iniciativa, os informativos que eles criaram, que apoiam nossas consultas na rotina diária. Então, parabenizo a iniciativa da equipe com a expectativa de que consigamos trabalhar e ter sucesso nas atividades do TJAM”, disse a secretária da Secof, Aline.

Na primeira semana, na manhã de terça-feira (06/05), o evento foi realizado com os membros da Secretaria de Administração – Secad; na quarta-feira, 14 de maio (Semana 2) com a Secretaria de Expediente – Secex, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic e Secretaria de Gestão de Pessoas – Segep. A 3.ª Semana (21 de maio) o encontro foi com a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde – Sesis; Secretaria de Orçamento e Finanças – Secof e Secretaria de Planejamento – Seplan.

 

#PraTodosVerem: Na foto principal, há um grupo de aproximadamente 25 pessoas em pé, lado a lado, sorrindo e posando para a foto em uma sala de reuniões. Eles estão atrás de uma grande mesa oval de madeira escura, que tem copos, garrafas, canecas reutilizáveis e alguns papéis organizados. As pessoas estão vestidas de forma variada, entre roupas sociais, casuais e elegantes. Alguns usam crachás no pescoço, indicando que estão em um ambiente corporativo. Há uma diversidade de idades, gêneros e estilos entre os presentes. Ao fundo, a parede é branca com duas portas de madeira e um quadro grande e colorido que retrata uma cena de natureza, com muitas folhas verdes e detalhes vibrantes.

 


Sandra Bezerra
Fotos: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Joyce Desideri Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

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(92) 99316-0660

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