Realizado pelo CNJ em conjunto com a FGV, o certame objetiva habilitar candidatos(as) para que possam se inscrever em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça.
No domingo (27/04) ocorreu, em todo o País, a primeira edição do Exame Nacional dos Cartórios (Enac). O certame objetiva habilitar candidatos(as) para que possam se inscrever em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça e, no Amazonas, as provas foram realizadas nas Unidades 1 e 2 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), localizadas na Av. Constantino Nery.
Na capital amazonense a aplicação do Enac foi acompanhada e fiscalizada pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, que preside a Comissão Organizadora do Concurso para Provimento Inicial e por Remoção das Serventias Extrajudiciais do Amazonas.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) 243 candidatos(as) se inscreveram para participar do certame no Amazonas e 165 compareceram para participação na avaliação.
Em todo o País, 18.166 pessoas inscreveram-se no exame, conforme dados do Painel BI, disponível no Menu “Dados”, na página do Enac, que fica na área da Corregedoria Nacional no portal do CNJ.
O Exame Nacional dos Cartórios (Enac), em sua primeira edição, consistiu em uma prova objetiva com cem questões, elaboradas de forma a privilegiar o raciocínio e a resolução de problemas, sobre os seguintes ramos do conhecimento: registros públicos, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito empresarial, e conhecimentos gerais.
De acordo com a FGV, o gabarito definitivo do certame será divulgado a partir da próxima terça-feira (29/04) no endereço eletrônico da instituição: portal.fgv.br. Após a divulgação do gabarito oficial, os candidatos que tenham interesse, terão dois dias para interpor recursos ao resultado do gabarito definitivo.
Visita e fiscalização
Realizado nas dependências das Unidades 1 e 2 da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), o exame teve sua aplicação, em Manaus, fiscalizada pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, que acompanhou a chegada dos(as) candidatos(as); o fechamento dos portões; a abertura dos malotes com as provas e visitou salas de aplicação da avaliação antes do início oficial das provas.
A visita de fiscalização contou com a presença dos juízes-corregedores auxiliares (da CGJ-AM) Roberto dos Santos Taketomi; Igor Campagnolli; Yuri Caminha Jorge e também da ouvidora-geral do Ministério Público Estadual, Procuradora de Justiça, Silvia Tuma.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico da ocasião em que os malotes onde se encontravam as provas do Enac são abertos. O ato, conforme demonstra a imagem, é fiscalizado pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva; pela ouvidora-geral do Ministério Público Estadual, Procuradora Sílvia Tuma e por demais pessoas. O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos veste, na ocasião, camisa branca, blazer e calça na cor azul e gravata na cor verde. A ouvidora-geral do Ministério Público Estadual veste: blusa e calça na cor branca e blazer na cor azul. No ambiente constam aproximadamente 15 pessoas.
Afonso Júnior (CGJ-AM)
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660