Os dois assuntos referem-se às metas 4 e 6 do CNJ e foram temas de aulas ministradas pelo juiz Edson Rosas Neto.
Servidores do Judiciário Estadual que atuam nas 60 comarcas do interior do Amazonas tiveram acesso à formação sobre “improbidade administrativa” e “ações coletivas”. Os dois assuntos relacionam-se às metas 4 e 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foram temas de duas aulas ministradas pelo juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Tabatinga, Edson Rosas Neto, que atuou como professor ministrante no curso de capacitação a distância que é organizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em parceria com o Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O programa de capacitação é coordenado pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM) e por meio dele, aulas são ministradas em estúdios de TV, na cidade de Manaus, e transmitidas via satélite para todo o interior do Amazonas, sendo acompanhadas, em escolas da rede pública, por servidores de todas as Comarcas.
Metas 4 e 6
Conforme o juiz Edson Rosas, um dos objetivos da abordagem, nas duas aulas, foi desmistificar a informação de que os dois temas e as duas metas nacionais (4 e 6) são complexos. “Procuramos desmistificar essa informação e sugerir operacionalidades para que as atividades das Comarcas sejam céleres em suas demandas”, disse o magistrado.
O juiz Edson Rosas lembrou que o programa de capacitação é extremamente válido pela sua abrangência e economicidade. “Seria muito oneroso mobilizar servidores de todas as comarcas para participar presencialmente de uma capacitação. Desta forma, o TJAM, por meio de sua Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (EASTJAM) está de parabéns por firmar esta parceria com o Centro de Mídias da Seduc, que garante uma participação maciça de servidores no curso”, comentou o juiz Edson Rosas Neto.
Programa de capacitação
O programa de capacitação é realizado desde o ano de 2018 e tem como objetivo manter atualizados os servidores do Judiciário Estadual que atuam no interior do Amazonas. Nas aulas, por meio de videoconferência, o Tribunal tem instruído seus servidores quanto à uniformização de procedimentos e atividades cartorárias, onde uma comissão de professores – formada por magistrados e técnicos – fornecem instruções, em diversos temas, aos cursistas.
Neste primeiro semestre de 2019, segundo a EASTJAM, a programação prevê a realização de 12 aulas.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo (Centro de Mídias / Magistrado)
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.