Dentre os projetos tratados na reunião foi discutida a viabilização de audiências com presos por meio de videoconferência.
Projetando ações integradas para fortalecer as estratégias de segurança em prol da população, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões, reuniu-se nesta quarta-feira (13), em Manaus, com a nova cúpula do sistema público de segurança do Estado.
Dentre os projetos tratados na reunião foi discutida a viabilização de audiências com presos por meio de videoconferência; o reforço às atividades da Polícia Judiciária e ações sigilosas para reforçar a segurança no Estado.
Na oportunidade, o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), coronel Lousimar Bonates, fez questão de agradecer ao Poder Judiciário pela colaboração com as operações policiais deflagradas recentemente pelos órgãos que integram o sistema de segurança do Amazonas.
Para o titular da SSP, o êxito obtido em tais operações para conter a criminalidade deve-se, também, à colaboração do TJAM. “Todo o Judiciário Estadual, por meio de sua presidência, de seus desembargadores e dos juízes, tem nos apoiado, liberando, por exemplo, os mandados de busca e apreensão por nós solicitados para realizar estas operações com as quais pretendemos devolver a segurança ao cidadão. Este foi um dos pontos que fizemos questão de expor na reunião, apontando que este elo com a Justiça é fundamental”, revelou o titular da SSP.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, frisou, durante o encontro, a necessidade de alinhamento entre o Judiciário e o sistema público de segurança. “Em prol da sociedade, no Amazonas, estamos bem alinhados e temos, como nesta ocasião, tratado de assuntos relevantes para melhorar a segurança da população e, também, a segurança daqueles que atuam no sistema judiciário. Dentre os diversos projetos discutidos, tratamos, por exemplo, do projeto de audiências (de presos) por meio de videoconferências, com o qual vamos avançar na tramitação dos processos envolvendo apenados e, com isso, eliminar demandas que estavam pendentes de soluções”, apontou o desembargador Yedo Simões.
A reunião de trabalho ocorreu na sede do Poder Judiciário (no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus) e dela, além do presidente do TJAM e do secretário da SSP, participaram: o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Norte; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Lázaro Ramos; o secretário de Estado de Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcus Vinícius Almeida; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, coronel Danízio Valente Gonçalves e o diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-Am), Rodrigo de Sá Barbosa.
Do TJAM, também participaram da reunião o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Poder Judiciário do Amazonas, desembargador Airton Gentil; o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Elci Simões de Oliveira; os juízes auxiliares da presidência do TJAM, Luís Márcio Nascimento Albuquerque e Alexandre Henrique Novaes, além do Assistente Militar do TJAM, coronel Francisco José Olímpio e o Sub Assistente Militar do TJAM, coronel George Feitosa.
O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Norte também avaliou positivamente a reunião de trabalho e enfatizou que a integração entre a cúpula da segurança com o TJAM traz boas perspectivas à sociedade. “A exemplo das últimas operações nas quais tivemos o apoio da Justiça, quem ganha com esta integração é a população que verá reforçada nossa atuação com o alicerce do Judiciário”, disse o coronel Ayrton Norte.
Afonso Júnior
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6831
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.