Representado por seu coordenador, o juiz Alexandre Novaes, e por cinco servidores, o Núcleo vem auxiliando os trabalhos das entidades e dos demais órgãos e parceiros da ação.
O Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (NJI/TJAM) integra o grupo de 50 instituições públicas que participam da edição 2024 do “Programa Justiça por Toda Parte”, da “Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos Municípios de Lábrea e Humaitá, no sul do Estado, com serviços que garantem o acesso à Justiça e à cidadania. A ação iniciou na última segunda-feira (17/06) e segue até esta sexta-feira (21).
A equipe do Núcleo de Justiça Itinerante do TJAM está responsável por atender a população do Município de Lábrea, no Centro de Educação de Tempo Integral Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, localizado na Rua Agostinho Ernesto de Almeida, S/N.º. Bairro Pantanal, das 8h às 18h.
Os atendimentos permitem a emissão de documentos diversos, como RG; CPF; Certidões; entre outros. Permitem, também, o exercício de direitos previdenciários e trabalhistas, como aposentadorias e benefícios; FGTS; PIS e seguro-desemprego. Além disso, promovem solução para questões fundiárias e ambientais; serviços da rede de proteção da infância e adolescência e de orientações jurídicas gerais e serviço médico e odontológico.
O Núcleo de Justiça Itinerante, representado por seu coordenador, Juiz Alexandre Novaes, e por cinco servidores, vem auxiliando os trabalhos de entidades e dos demais órgãos parceiros, coordenando a triagem, orientando e direcionando as pessoas para os serviços ofertados.
Além disso, a Justiça Itinerante do TJAM também tem recebido demandas novas, nas suas áreas de competência, envolvendo questões de direito de família, juizados especiais cíveis e registros civis que foi o serviço de maior do Núcleo Itinerante do Tribunal do Amazonas.
Em conjunto ao TJAM e ao CNJ também participam da ação: Conselho da Justiça Federal (CJF); Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); órgãos dos governos federal, estadual e municipais; Ministério Público; Defensorias Públicas; autarquias federais; OAB/AM e cartórios.
#PraTodosVerem: a foto principal que ilustra a matéria mostra a equipe do Núcleo da Justiça Itinerante do TJAM nas atividades realizadas em Lábrea nesta semana, como parte da ação Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal. Magistrado e servidores do núcleo aparecem sentados diante de computadores instalados no balcão de atendimento montado em uma das salas de aula do Ceti Agostinho Ernesto de Almeida. Aparecem, ainda, na imagem cinco cidadãos em atendimento pela equipe.
Texto: Asafe Augusto/TJAM
Fotos: Acervo do NJI/TJAM
Revisão textual: Joyce Desideri Tino/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 993160660