Após passar por obras de revitalização, o Cartório da 56.ª Zona Eleitoral recebeu o nome do ex-delegado-geral da Polícia Civil do AM, Affonso Ferreira Lopes.
Magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas participaram na manhã desta quarta-feira (21/06) da cerimônia de reinauguração do Cartório da 56.ª Zona Eleitoral de Iranduba, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM).
A unidade, que é responsável pela organização e gestão eleitoral da Comarca de Iranduba, englobando mais de 39 mil eleitores - uma das maiores zonas eleitorais do interior do estado -, passa a se chamar “Cartório da 56.ª Zona Eleitoral Dr. Affonso Ferreira Lopes”, em homenagem ao ex-delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas. Filho de Affonso Lopes, o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas Flávio Pascarelli, participou da solenidade acompanhado de outros familiares.
O Tribunal de Justiça do Amazonas foi representado na cerimônia pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo. Os desembargadores do TJAM, Mirza Telma de Oliveira Cunha e Cezar Luis Bandiera - que atualmente compõem a Corte Eleitoral do Amazonas -, também participaram do evento. Assim como a juíza de Direito titular da 6.ª Vara Criminal do TJAM e titular do Cartório da 56.ª Zona Eleitoral, Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins e a juíza titular da 2.ª Vara de Iranduba, Nayara de Lima Moreira Antunes.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Jorge Lins, com a participação da vice-presidente e corregedora do TRE/AM, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis e demais servidores eleitorais.
O homenageado
Affonso Ferreira Lopes atuou como manipulante de tráfego em 1953; fiscal do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) em 1954; escrivão de polícia em 1957; comissário de polícia em 1959; delegado-geral de Polícia em 1963; delegado de Ordem Política e Social (Dops) em 1965; administrador do Serviço de Defesa do Direito Autoral e chefe do Serviço de Administração da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP/AM) em 1969; além de ter sido diretor do Departamento de Polícia do Interior em 1970 e delegado de Ordem Política e Social em 1971. No setor privado, desempenhou funções como a de representante da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, do Instituto Nacional de Cinema (INC) e da Embrafilme.
Em seu discurso de agradecimento, o desembargador Flávio Pascarelli expressou a gratidão da família pela homenagem do Tribunal Regional Eleitoral a Affonso Lopes e disse que ela representa a valorização do legado que ele deixou.
“Recebo esse reconhecimento em nome de alguém que não foi apenas meu pai, mas um exemplo de retidão, bondade e força para todos que o cercavam. Ele sempre foi, para mim, não apenas um guia, mas um pilar de apoio inabalável. Sua dedicação à sua família, sua gentileza, para com os outros, e seu senso de responsabilidade, são valores que carregarei para sempre. Ele não me ensinou apenas com palavras, mas principalmente com seus atos e ações, mostrando o verdadeiro significado do amor, da compaixão e resiliência. Receber esta homenagem em sua memória nos traz o sentimento de profunda gratidão, pois é o reconhecimento não só das suas virtudes, mas a valorização do legado que ele deixou. Agradeço a todos que tornaram esse momento possível a todos que estão aqui”, disse o desembargador, que atualmente é diretor da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam).
Reafirmação
O presidente do TRE/AM, desembargador Jorge Lins, destacou a importância da revitalização do espaço onde funciona o Cartório Eleitoral de Iranduba para melhor atender ao cidadãos, bem como a homenagem prestada a Affonso Ferreira Lopes. “Este dia não apenas marca a revitalização deste espaço, permitindo oferecer um ambiente mais adequado para a prestação dos serviços à população local, mas também nos oferece a oportunidade de prestar a merecida homenagem a um homem cujo legado ressoa na história do nosso estado. O doutor Affonso Ferreira Lopes foi muito além de um cidadão comum; ele personificou o compromisso com a carreira pública, pois sua vida foi dedicada ao serviço público, deixando uma marca indelével em nossa comunidade amazonense. Originário de Fonte Boa, e filho exemplar de Flávio Lopes e Ester Ferreira Lopes, Affonso trilhou o caminho marcado pela virtude e pelo compromisso”, disse o presidente do TRE/AM, que é sobrinho do homenageado.
Parabenizações
A desembargadora Graça Figueiredo, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas na cerimônia, também destacou a figura de Affonso Lopes. “O doutor Affonso muito contribuiu para o engrandecimento da Justiça, principalmente da Justiça Eleitoral. Como o desembargador Pascarelli mencionou, a Justiça precisa muito da ajuda policial para a efetivação das suas ordens judiciais. A família está de parabéns, especialmente o meu colega desembargador Pascarelli e o desembargador Jorge Lins”, disse a magistrada, que é Ouvidora da Mulher do TJAM e coordenadora das Varas Maria da Penha.
A juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins comentou que era imprescindível que a estrutura do cartório fosse compatível com o volume de trabalho e a magnitude do eleitorado da comarca. "Iranduba, uma cidade de mais de 50 mil habitantes, vem evoluindo com expoente crescimento populacional, especialmente após a construção da ponte Jornalista Phelippe Daou, que liga o município à capital. Ademais, a homenagem feita a Affonso Lopes é o reconhecimento por tudo que o homenageado fez durante sua vida e sua memória deve ser eternizada”.
Também participaram do evento o prefeito de Iranduba, José Augusto Ferraz e o vice-prefeito Róbson Adriel; o procurador-geral do Município de Iranduba, Diego Neves Loureiro; o procurador de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Leonardo Abinader Nobre; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPE/AM, Lilian Maria Pires Stone; a procuradora de Justiça e Ouvidora Geral do MPE/AM, Jussara Maria Pordeus e Silva; os juízes eleitorais do TRE/AM Fabrício Frota Marques e Diogo Oliveira Nogueira Franco; a juíza auxiliar da Presidência do TRE/AM e Ouvidora Regional Eleitoral da Mulher, Lídia de Abreu Carvalho Frota; a diretora-geral do TRE/AM, Melissa Lavareda Ramos Nogueira; a secretária municipal de Saúde de Iranduba, Luana dos Santos; e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres e demais autoridades.
Confira o álbum de fotos do evento AQUI
#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz autoridades e familiares de Affonso Ferreira Lopes (que dá nome ao Cartório da 56.ª Zona Eleitoral de Iranduba) durante o descerramento da placa de reinauguração da unidade eleitoral.
Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6666 / 993160660