O evento, com a presença do presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, ocorreu na manhã desta quinta-feira.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na manhã desta quinta-feira (25) um encontro de apresentação da Política de Modernização da Segurança de Informação do Judiciário Amazonense. O evento, que contou com a presença do presidente da Corte Estadual, desembargador Yedo Simões, reuniu servidores e colaboradores no auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, do Centro Administrativo Des.
José de Jesus F. Lopes (edifício anexo à sede do TJAM).
Desenvolvida pela Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal, a nova política pretende reforçar as medidas de segurança no uso de ferramentas tecnológicas no âmbito do Judiciário, indicando aos servidores recomendações técnicas e penalidades no caso da utilização indevida de senhas de acesso, uso de pendrives, movimentações processuais dentre outras.
Na abertura do evento, o desembargador Yedo Simões ressaltou que a nova política de segurança segue determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa estabelecer alguns requisitos a serem cumpridos. “Esses requisitos são necessários para que nossas informações sejam preservadas. Afinal, todos os servidores do TJAM possuem uma responsabilidade pessoal, administrativa e criminal por eventual mau uso dos dados. Esse evento tem o objetivo de informar a dimensão do cuidado que todos nós devemos ter com as informações de um órgão público”, explicou o presidente do TJAM.
Para marcar o lançamento da nova política de segurança do TJAM, o presidente assinou um termo de responsabilidade e confidencialidade da informação. O assistente jurídico que atua na área de Governança, Gestão e Segurança da Informação e Comunicação do TJAM, Humberto Figliuolo Júnior, explicou que a assinatura do documento faz parte das novas medidas de segurança que estão sendo adotadas. “Esse termo dita o que pode e o que não pode ser feito com a informação do Tribunal, informando as penalidades previstas em caso de descumprimento das medidas de segurança. O presidente foi o primeiro a assinar, simbolicamente, mas esse documento será assinado por todos os servidores do TJAM futuramente”, destacou Humberto.
O evento também incluiu uma palestra sobre a segurança da informação, ministrada pelo analista de controle externo em tecnologia da informação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Eduardo Nunan. “A segurança é fundamental na área da informação, visto que todo fluxo de dados dentro da organização depende dela, ela é a matéria prima. Então, garantir a segurança desses dados é garantir também o alcance dos objetivos estratégicos dessas organizações como o Tribunal”, frisou o palestrante.
Dentre as medidas previstas, neste trabalho, a Comissão de Gestão de TI do Tribunal de Justiça do Amazonas pretende: treinar e capacitar funcionários; prover investimentos em tecnologia de ponta; aplicar metodologias de governança; aplicar e auditar a segurança da informação e os processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); criar indicadores para monitoramento e controle, dentre outras ações.
Deborah Azevedo
Fotos: Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209