Instruções serão repassadas a servidores e magistrados por meio de visitas técnicas e cartilhas, que já estão disponíveis para acesso e download.
Transmitir aos servidores, estagiários, magistrados e colaboradores do Poder Judiciário Estadual informações diversas para otimizar o uso da tecnologia e garantir uma maior segurança na utilização de senhas, na transmissão de dados e na utilização de ‘ferramentas’ via web. Estes são alguns dos objetivos do Subcomitê de Segurança da Informação do Tribunal de Justiça do Amazonas, cujos
representantes iniciaram nesta segunda-feira (15) uma série de visitas técnicas a setores, diretorias e Fóruns de Justiça da Corte Estadual de Justiça.
Os trabalhos de orientação aos servidores precedem ao anúncio oficial das novas diretrizes da Política de Segurança da Informação do Judiciário Estadual, que deve ser divulgada no próximo dia 25 de outubro. A reformulação de tais políticas vem sendo projetada pelo presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões e pela Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação (TI) da Corte Estadual. As novas diretrizes pretendem reforçar as medidas de segurança no uso de ferramentas tecnológicas no âmbito do Judiciário, indicando aos servidores recomendações técnicas e penalidades no caso da utilização indevida de senhas de acesso, uso de pendrives, movimentações processuais e outras.
Nesta segunda-feira (15), representantes Subcomitê realizaram visita técnicas à Divisões de Contratos e Convênios; de Gestão de Pessoas; de Infraestrutura e Logística e à Comissão de Licitação do TJAM, todas instaladas no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes (prédio anexo à sede da Corte Estadual), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
Conforme um dos membros do Subcomitê de Segurança da Informação, Humberto Figliuolo Júnior, as visitas técnicas serão realizadas semestralmente e as instruções serão transmitidas a servidores que atuam na Comarca de Manaus e nas Comarcas do interior. “Este será um trabalho que será realizado a cada seis meses, pois estamos tratando de informações cíclicas, que necessitam de constantes atualizações. Por meio destas interações, ressaltaremos aos colegas servidores a importância de medidas de segurança na utilização de recursos tecnológicos – tais como senhas e pendrives – e demonstraremos que tais medidas são imprescindíveis e podem ser aplicadas no dia a dia, a partir de pequenos procedimentos”, explicou Humberto Júnior.
Cartilhas
O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do TJAM, Anselmo Rodrigues, informou que a Divisão de Tecnologias da Informação e Comunicação (DVTIC/TJAM) formulou cartilhas de orientação para o uso correto e seguro de recursos tecnológicos no âmbito do Judiciário.
As cartilhas, com os fascículos “Privacidade”, “Dispositivos Móveis”, “Internet Banking”, “Senhas”, “Códigos Maliciosos”, “Backup” e “Segurança da Internet”, foram elaboradas em linguagem didática e acessível, estão disponíveis para download e podem ser acessadas neste link.
Afonso Júnior
Foto: Chico Batata
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209