As 301 audiências agendadas pelo Cejusc-Família e Cejusc-Polo Avançado se somarão a outras 8.430 que a Justiça Estadual designou para ocorrer no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Iniciada nessa segunda-feira (30), a 15.ª edição da "Semana Nacional da Conciliação" contará, em Manaus, com 301 audiências conciliatórias pautadas pelos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (Cejusc-Família e Cejus-Polo Avançado). As 301 audiências se somarão a outras 8.430 que foram agendadas pela Justiça Estadual para o período do evento, que se estende até sexta-feira (dia 4/12).
Realizada nacionalmente a partir de uma mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020 a "Semana da Conciliação" tem como tema: "Conciliação: menos conflito, mais resultado", sendo organizada em âmbito regional pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).
De acordo com o juiz coordenador do Cejusc-Família, Gildo Alves de Carvalho, a partir das orientações da CGJ-AM, os Centros Judiciários se organizaram para, como em anos anteriores, contribuir com os trabalhos do mutirão de audiências. "A partir das orientações da corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha e do presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conflitos (Sispemec/TJAM), desembargador Délcio Luís Santos, nos organizamos para colaborar com esta importante ação que é realizada anualmente pelo Poder Judiciário como um esforço concentrado para favorecer a resolução consensual de litígios por partes processuais interessadas em conciliar", indicou o magistrado.
O juiz Gildo Alves de Carvalho informou que, somente nas duas Unidades (Cejusc-Família e Cejus-Polo) na capital, 29 pessoas - entre servidores, conciliadores, magistrado e voluntários - atuarão na "Semana da Conciliação" deste ano. "Em cada um dos Centros Judiciários, pretendemos realizar, nesta semana temática, 30 audiências por dia, perfazendo um total de 301 agendadas. Dessa forma, intensificaremos o trabalho que é feito pelas Unidades em todo decorrer do ano, reforçando a perspectiva de resolução célere dos conflitos por meio da utilização de métodos adequados de mediação e conciliação", explicou.
Segundo o juiz Gildo Alves de Carvalho, seguindo a orientação da CGJ-AM, as audiências agendadas pelas referidas Unidades serão realizadas por meio virtual, de forma a favorecer o distanciamento social para prevenir possíveis contágios pela covid-19.
Semana da Conciliação
A edição de 2020 da "Semana Nacional da Conciliação" foi iniciada nesta segunda-feira (30/11) e, no Amazonas, a Justiça Estadual designou 8.731 audiências para o período, cujas sessões, na capital e no interior serão realizadas preferencialmente por meio virtual em prevenção ao contágio pela covid-19.
Afonso Júnior
Fotos: Chico Batata e Raphael Alves
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.