Trajetória e principais ações do Projeto “Ocas do Conhecimento Ambiental” ganharam destaque em publicação impressa.
Um dos trabalhos de educação ambiental desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), ganhou destaque no livro “Ocas do Conhecimento Ambiental: uma experiência inovadora no município de Manaus”. Publicado no último mês de junho o livro tem como público-alvo, estudantes e professores e relata a trajetória e algumas das ações do projeto que é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A publicação é organizado pela coordenadora do projeto pela Semed, Gina Gama e pelas professoras Luciana Oliveira e Érica Amorim. Dividido em quatro capítulos, o livro tem prefácio escrito pelo juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim Antônio, que é um dos idealizadores do projeto.
A publicação traz a retrospectiva e o contexto histórico do projeto, a contextualização dos espaços educadores sustentáveis e as experiências nas ocas. “Desde o primeiro momento, nós percebemos, que esses espaços teriam uma importância fundamental para a comunidade. Fizemos, portanto, uma parceria com a Semed e hoje, o projeto já beneficiou centenas de crianças, que por meio dele, têm acesso a oficinas de artesanato, palestras e a ações de cidadania ambiental”, destacou o juiz Adalberto Carim.
O magistrado explicou que o projeto foi originado na Vemaqa com a unidade judicial atendendo a um dispositivo constitucional. “Nossa Carta Magna diz que é incumbência do Poder Público proteger o meio ambiente. Este projeto, portanto, atende esta determinação e nasceram como sentenças em decisões relacionadas a ações civis públicas com obrigação de fazer. No nosso entendimento, a prestação jurisdicional não pode estar dissociada da educação ambiental e o juiz, por sua vez, deve exercer um papel docente, ao sentenciar decisões ambientalmente corretas ou atendendo o que a própria Constituição Federal nos manda fazer ao favorecer a preservação ambiental, enquanto Poder Público”, diz o juiz Adalberto Carim.
Sobre o livro, Carim diz que a publicação representa um divisor de águas. “Pois ele tema pretensão de instruir parte da sociedade que ainda não conhece esse trabalho e que não entende como a educação ambiental é poderosa para a sociedade, em um trabalho exitoso nas ocas do conhecimento”, enfatizou o magistrado.
A rede municipal de educação conta, atualmente, com três Ocas do Conhecimento Ambiental, instaladas nas zonas Norte e Leste de Manaus. As Ocas possibilitam aos estudantes espaços inovadores, ensinando questões ambientais de maneira prática. Além destes espaços, ações de educação ambiental são realizadas nas escolas e no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), situado no Manauara Shopping, zona Centro-Sul.
Elisângela Araújo
Fotos: Raphael Alves e Divulgação (Assessoria de Comunicação / Semed)
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209