O evento começou por volta das 9h desta sexta-feira, com a presença de profissionais renomados do Brasil e do exterior.
Os Estados Unidos possuem hoje diversas organizações não-governamentais, sem fins lucrativos, voltadas exclusivamente para a checagem da autenticidade de informações disseminadas na Internet e, ao mesmo tempo, com atribuição de também verificar os impactos das notícias consideradas como fake news (notícias falsas) junto ao público. Esse é um dos assuntos que será apresentado
na tarde desta sexta-feira (3), durante o Simpósio Internacional de Diversidades Políticas e Ambientais, pelo PhD James Newman, da Universidade do Missouri (EUA).
O evento está acontecendo no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com o professor-doutor James Newman, apesar de os Estados Unidos possuírem organizações para a checagem de informações, a quantidade disseminada na internet “é muito grande, o que dificulta o trabalho de verificação”. Em função disso, essas organizações precisam priorizar determinadas linhas de informação, como, por exemplo, as que envolvem autoridades mais afetadas por esse tipo de postagem, conforme o palestrante.
Newman disse ainda que a última eleição nos EUA, realizada em 2016, envolveu a internet mais do que qualquer outra eleição na história norte-americana – sobretudo em relação à verificação da autenticidade de informações, com checagem de número de eleitores, de votos e ainda sobre como o cidadão estava recebendo as notícias políticas. “A internet permite a participação de milhares de pessoas no processo de informação. Entretanto, pode criar situações com notícias que não estejam corretas e a mídia eternizá-las”, comentou em entrevista à imprensa de Manaus, na manhã desta sexta-feira.
Simpósio
O Simpósio Internacional de Diversidades Políticas e Ambientais, presidido pela desembargadora Socorro Guedes, do TJAM, reúne profissionais renomados do Amazonas e do exterior. A programação começou por volta das 9h e vai até 21h desta sexta-feira.
Na abertura do evento, a desembargadora Socorro Guedes destacou que a ideia do simpósio surgiu com a intenção de se refletir sobre os desafios apresentados pela interação entre o progresso, consumo, natureza e a Justiça. “São temas cuja transversalidade demanda uma abordagem multidisciplinar, daí porque buscamos congregar interlocutores, especializados em suas áreas de atuação, e nesse esforço desenvolveremos diálogos relevantes neste simpósio abordando três grandes eixos: o meio ambiente, a sociedade e Justiça”, afirmou.
Na abertura do evento, o juiz de Direito Cássio Borges, que é coordenador de cursos de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), representou o diretor da Escola, desembargador Flávio Pascarelli, que está participando do 114º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça (CTJ), em Natal, como vice-presidente da entidade para a região Norte. Borges destacou que a escola está aberta aos eventos que possam proporcionar maior conhecimento aos magistrados, servidores e operadores do Direito, bem como à sociedade em geral. “Essa casa é para a produção do saber da Magistratura amazonense. Desejo um profícuo encontro científico a todos e reitero também as boas-vindas aos profissionais de outras áreas do conhecimento”, declarou.
Também estavam presentes na solenidade de abertura o presidente do IPAAM, Marcelo Dutra, representando o governador Amazonino Mendes; o defensor público-geral Rafael Barbosa; o procurador-geral de Justiça Fábio Monteiro; o presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy; os reitores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Sylvio Puga e Antônio Venâncio castelo Branco, respectivamente; o vice-reitor da UEA, Cleto Leal; a presidente do Instituto Gaviam, Susy Arruda; o presidente da Câmara do Comércio Italiano, Cesare Villone; além de magistrados e servidores do Poder Judiciário.
As inscrições para o simpósio foram gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. O evento é uma realização do Instituto Gaviam da Amazônia, entidade civil que atua nas causas ambientais e sociais na região, conta com a parceria da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Câmara Italiana, Prefeitura de Manaus e University Southeast Missouri (Semo – EUA), além de outras instituições locais.
Programação desta tarde:
14h – Palestra: “A Importância do Quinto Constitucional na Renovação do Poder Judiciário” | Convidado: Advogado Felipe Thury
14h30 às 16h30 – Mesa-Redonda: “O Empoderamento da Mulher na Sociedade Moderna: O Papel e a Importância da Força Feminina na Construção de uma Sociedade Ideal” | Convidados – Desembargadora Socorro Guedes (TJAM), Elisabeth Valeyko (FMS), Marina Araújo (UFAM), Ione Brum (FMUFAM), Débora Mafra (Delegacia Especializada da Mulher) e Eisenhower Campos (moderador)
16h30 – Palestra: “A Minirreforma Eleitoral e as Eleições Suplementares do Executivo” | Convidado: Carlos Alberto Filho (FDUFAM)
17h às 18h – Workshop: “A Comunicação Ética na Era Digital: Desafios de um Mundo Sustentável” | Convidados – PhD James Newman (SEMO) e Phelippe Daou Júnior (Rede Amazônica)
18h – Palestra: “O Direito de Educação dos Povos Indígenas, Assegurando o respeito ao meio Ambiente” | Convidada: Juíza Federal Jaiza Fraxe (TRF 1ª. Região)
18h30 às 20h30 – Mesa-Redonda: “Sistemas Eleitorais: Americano, Brasileiro e Italiano – Diferenças e Funcionalidades” | Convidados – Desembargadora Socorro Guedes (TJAM), PhD James Newman (SEMO), Cesare Villone (Câmara Italiana) e Eric Gamboa (moderador)
20h30 – Palestra de Encerramento: “Crimes Ambientais frente ao Progresso, Consumo e Natureza” | Convidada: Marina Araújo (UFAM)
21h – Coquetel de Encerramento
Texto: Acyane do Valle - Esmam
Fotos: Chico Batata
Confira outras imagens aqui
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | TJAM: (92) 2129-6771 / 6831
Telefones | Corregedoria: (92) 2129-6672
Telefones | Fórum Henoch Reis: (92) 3303-5209