Primeiro evento da programação de lives será nesta quinta-feira, às 19h, com o tema “Orçamento doméstico, a mulher como arrimo da família: educação financeira em tempos de pandemia”.
O Grupo de de Trabalho da Participação Feminina do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Amazonas promoverá um circuito de lives (apresentações virtuais ao vivo) semanais, com temas relacionados à atuação feminina no mercado de trabalho e, ainda, dicas de planejamento financeiro, saúde e bem-estar. A programação terá início nesta quinta-feira (30), às 19h (20h no horário de Brasília), no perfil do Instagram do TJAM, com o tema “Orçamento doméstico, a mulher como arrimo da família: educação financeira em tempos de pandemia”. A live terá como convidada a educadora, consultora e terapeuta financeira, Roberta Veras Antonio.
Com mais de 25 anos de experiência na área de varejo com gerenciamento de equipes, vendas e atendimento ao cliente, Roberta Veras ressalta a importância da educação financeira, que possibilita, de forma apropriada, habilidade e confiança para administrar as finanças pessoais, por meio de decisões de curto prazo e planejamento financeiro de longo prazo, em meio aos eventos recorrentes da vida e às mudanças de condições econômicas.
“A educação financeira na vida do ser humano atua como uma forma de restruturação e de reeducação comportamental em como lidar com o dinheiro. E isso é muito importante hoje no dia a dia da mulher, porque, muitas vezes, ela é o arrimo da família e, por fornecer esse suporte, o orçamento doméstico fica sob sua responsabilidade. Se esse orçamento não for bem trabalhado e bem entendido pode gerar conflitos na família. Então, a educação financeira propicia o conhecimento que permite fazer um bom planejamento orçamentário”, pontuou Roberta.
Formada em Ciências Contábeis e com especializações em MBA Gerência Financeira e Estratégias Empresarias; MBA em Perícia e Auditoria Econômica e Financeira; Especialização em Terapia Financeira; Leader Coach, Personal e Profissional pela Sbcoachingm, Veras é associada no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas (CRC/AM); membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin); da Comissão da Mulher Contabilista do Amazonas e da Associação Comercial do Amazonas (ACA); diretora convidada da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL/AM).
Programação
No dia 03 de agosto, às 18h, a programação do circuito de lives prossegue também fazendo alusão ao "Dia Nacional da Saúde", com o tema "Como combinar melhor as refeições", que terá como palestrante a nutricionista Fernanda Piva. No dia 5 de agosto, às 19h, será a vez da nutricionista Tereza Beatriz Barbosa. No dia 6, às 18h, o tema será "Protocolos de segurança e ginástica coletiva", em live apresentada pelo professor Daniel Xavier.
Seguindo o calendário de atividades, no dia 12 de agosto, também às 19h, o grupo de trabalho promove a live “Desafios da Mulher na Contemporaneidade”. O debate contará com a participação de Lidiany Cavalcante, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o subtema “Empoderamento Feminino, Sororidade e Sexualidade”. A mesma live terá a participação de Valda Calderado, doutora em Direito com ênfase em Mediação de Conflitos, servidora do Juizado da Infância e da Juventude – TJAM, com o subtema “Autoestima, evolução pessoal, senso protetor da Mulher”.
Já no dia 13 de agosto, a partir das 18h30, o encontro virtual abordará o tema “Combate à Violência Doméstica”, com a participação de Cyntia Ribeiro, Assistente Social Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do 2.º Juizado, com o subtema “Atuação do 2.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher durante a pandemia” e, ainda, Patrícia Noronha, escritora e economista especialista em Gestão de Pessoas, com o subtema “Violência contra a mulher”. A juíza Ana Lorena Gazzineo, titular do 1.º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, também participará do evento online, abordando os 14 anos de promulgação da "Lei Maria da Penha", que serão comemorados no dia 7 de agosto.
Iniciativa
O grupo de trabalho desenvolve ações para a implementação de política, diretrizes e atividades relacionadas ao incentivo à participação feminina no Poder Judiciário do Estado do Amazonas, bem como desenvolve ações de inclusão, melhoria e segurança à efetividade da participação feminina. O grupo foi instituído pela Presidência do Tribunal de Justiça, através da Portaria TJAM de n.º 1582, de 24/06/2019, e tem como referência para a execução de atividades a Resolução CNJ n.º 255 de 2018.
Jéssica Rebello
Arte: Igor Braga
Revisão de texto: Joyce Tino