Entrega de canecas é parte de uma ação socioambiental para reduzir a utilização de copos plásticos descartáveis.
O Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas concluiu na última segunda-feira (19) a entrega de 500 canecas reutilizáveis para uso dos servidores do Poder Judiciário durante o expediente laboral. Ao todo, de fevereiro a agosto deste ano, 1,7 mil canecas foram distribuídas a servidores, magistrados e estagiários da Corte.
A entrega das canecas é uma das diversas ações que vêm sendo realizadas pelo Subcomitê para favorecer a sustentabilidade no âmbito do Tribunal. Além da disponibilização dos recipientes para consumo de água e afins, outras iniciativas também estão em curso, tais como campanhas para em mídias sociais sensibilizando os servidores quanto à necessidade de redução do uso de descartáveis, a implantação de coleta seletiva no TJAM, a disponibilização de totens para o recolhimento de pilhas e baterias para a destinação final adequada, assim como a cooperação técnica realizada para o descarte correto das lâmpadas danificadas.
Conforme a secretária do Subcomitê de Logística Sustentável, Thaís Machado, todas estas ações têm como objetivo a gestão responsável de resíduos. “No caso específico da campanha de distribuição de canecas, ao entregá-las, informamos aos servidores que o plástico – matéria-prima principal do copo descartável – é o resíduo menos reciclado em todo mundo, em razão de seu baixo valor econômico. Além disso, sua produção consome elevados volumes de água e de energia elétrica, além de ser derivado do petróleo, fonte não renovável cuja extração provoca grande impacto ambiental”, informou Thaís Machado.
A primeira ação de entrega de canecas foi iniciada em fevereiro deste ano, abrangendo a Sede do Tribunal e os diversos Fóruns de Justiça da Capital, alcançando 1,2 mil servidores.
A segunda etapa da entrega ocorreu entre os dias 5 e 19 deste mês de agosto e alcançou 500 servidores, que ainda não tinham recebido os recipientes.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo do SLS
Revisão de texto: Joyce Tino