A campanha teve início em fevereiro e, durante esta semana, tem sido distribuídas canecas às unidades da capital não contempladas na primeira distribuição.
O Subcomitê de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou na manhã da segunda-feira (5) mais uma etapa da campanha para incentivar a redução do uso de copos plásticos descartáveis. O objetivo da iniciativa é promover a sensibilização dos servidores quanto à adoção da própria caneca, em substituição aos descartáveis. Desta vez, 178 canecas foram entregues no Edifício Arnoldo Péres, sede do Tjam, e 72 canecas foram distribuídas à Central de Transportes; o Arquivo Central; o 18.º Juizado Especial Criminal e o 8.º Juízado Especial Cível, estes dois últimos instalados no complexo da Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
O tema sustentabilidade, atualmente em destaque em todos os setores da sociedade, torna todos os cidadãos responsáveis por suas ações que, de alguma forma, causam impactos ao meio ambiente.
O uso e o descarte inadequados de copos plásticos descartáveis que, aparentemente são inofensivos ao meio ambiente, geram grande volume de resíduos sólidos causadores de impactos ambientais negativos. Esses impactos são percebidos desde a extração de sua matéria-prima até a sua disposição final e reciclagem, pois passam por processos que geram emissão de gases de efeito estufa (CO2 e metano) e danificam o solo.
A secretária do Subcomitê de Logística Sustentável, Thaís Machado, ressalta a importância da adesão à campanha e o impacto negativo que o copo plástico traz para o meio ambiente.
“A campanha visa a incentivar a redução do uso dos copos descartáveis o que, por sua vez, reduzirá o volume de resíduos descartados e enviados aos aterros sanitários, reduzindo o descarte de resíduos que contaminam o solo, a água e os nossos rios. Apesar do copo descartável ser prático e barato, sua produção gasta elevados volumes de água e de energia elétrica, além de ser derivado do petróleo, fonte não renovável, cuja extração provoca grande impacto ambiental. O copo usado por segundos, leva de 100 a 200 anos para se decompor na natureza e é resíduo menos reciclado em todo o mundo haja vista o baixo valor de mercado da matéria-prima”, frisou Thaís.
Em fevereiro deste ano, o subcomitê deu início à campanha, com a distribuição de 1.200 canecas nos Fóruns Henoch Reis, Euza Maria Naice de Vasconcelos, Lúcio Fonte de Rezende, Azarias Menescal e Mário Verçosa; na Casa da Justiça, no Anexo Administrativo e no Edifício Arnoldo Péres, sede do TJAM.
O comitê também reforçou, nos canais de comunicação do TJAM, as orientações aos servidores sobre os impactos ambientais do uso de descartáveis .
Yanna Andrade
Foto: Acervo do Subcomitê de Logística Sustentável
Revisão de texto: Joyce Tino
DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA
Telefones | (92) 2129-6771 / 99485-8526
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.