Os chamados “bots” têm auxiliado o trabalho das equipes do Poder Judiciário Estadual e atuam em horários pré-agendados, dispensando a necessidade de interação com servidores ou magistrados para a realização de suas finalidades.
A 20.ª Semana Nacional da Conciliação no Amazonas conta, a partir desta edição, com o reforço da tecnologia no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas. A Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), presidida pela desembargadora Vânia Marques Marinho, desenvolveu dois “bots” – aplicações de software automatizadas que executam tarefas repetitivas em rede, visando à otimização do tempo e à maior eficácia nos serviços – para atuar na ação, que acontece de 3 a 7 de novembro.
Para atuação neste período, foram desenvolvidos dois robôs: um responsável por realizar a remessa dos processos oriundos das varas judiciárias da capital para os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e outro que colabora no agendamento das audiências e também na intimação das partes envolvidas nos processos.
De acordo com informações da CGTIC, os bots já remeteram mais de 2.500 processos aos Cejuscs, pautaram mais de 2.500 audiências e realizaram mais de 5 mil intimações.
Tecnologia
Os “bots” foram inseridos no Sistema Projudi e atuam em movimentações processuais pré-definidas que antes eram realizadas apenas por servidores e analistas, reproduzindo essas ações e imitando o comportamento humano em rotinas como, por exemplo, a expedição de intimações de sentenças – procedimento padrão em todas as varas judiciárias.
O diretor da Divisão de Inteligência Artificial e Ciência de Dados do TJAM, Rhedson Esashika, explicou que essas ferramentas atuam em horários pré-agendados, dispensando a necessidade de interação com servidores ou magistrados para a execução de suas finalidades.
O diretor informou, ainda, que todas as atividades realizadas pelos robôs são registradas em um log (registro de atividades gerado por programas ou serviços de dispositivos), enviado por e-mail após cada execução e disponibilizado para conferência pelas unidades cadastradas. “Essas automações servem para reproduzir uma ação humana. Anteriormente, para se realizar uma intimação ou uma citação em um processo, era necessário efetuar uma série de ‘cliques’ e outros procedimentos, agora dispensáveis”, destacou Rhedson Esashika, lembrando que a economia de tempo e a otimização do trabalho humano são alguns dos benefícios da iniciativa.
#PraTodosVerem: Imagem mostra servidores do TJAM e jurisdicionado durante audiências da 20ª Semana Nacional de Conciliação no Amazonas
Texto: Paulo André Nunes
Edição: Afonso Júnior
Foto: Raphael Alves-Arq. 6/11/2025
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660 | 2129-6771







