O objetivo é difundir o Projeto MUQUEU (Multiplicação de Quelônios do Urupadí), realização dos comunitários do rio Urupadi.
Os juízes de direito Andressa Piazzi da Silva e Paulo José Benevides dos Santos, da 1.ª e 2.ª Varas da Comarca de Maués (distante 356 quilômetros da Capital Manaus), participaram, no sábado, 12 de abril, de um evento nas comunidades Brasileia, São Domingos e Santa Clara, todas da Zona Rural do município, às margens do rio Urupadi, com o objetivo de difundir o Projeto MUQUEU (Multiplicação de Quelônios do Urupadí), numa realização dos comunitários do rio Urupadí.
Nesse dia foram soltos mais de mil e duzentos quelônios (tartarugas, tracajás e iaçás) no rio Urupadí. O trabalho de soltura do quelônios pelos comunitários é o resultado de uma coleta de ovos encontrados às margens dos rios e incubados nas chocadeiras no verão do ano de 2024.
A juíza Andressa Piazzi da Silva destaca que foi uma grande alegria participar dos festejos da 14.ª Soltura de Quelônios do Rio Urupadi. Segundo ela, esse trabalho desenvolvido pelas comunidades do Rio Urupadi associa ciência, educação e engajamento comunitário na busca da sustentabilidade e preservação da biodiversidade.
“O Judiciário se fez presente nessa festividade porque reconhece que seu papel na sociedade vai muito além da mera aplicação das leis, é nosso dever valorizar e incentivar a responsabilidade socioambiental”, destacou a magistrada.
Os filhotes foram criados durante 5 meses até o momento da soltura. No dia da soltura dos filhotes também houve um momento de descontração com um trabalho de conscientização sobre meio ambiente, apresentações culturais em alusão o meio ambiente, além das visitas nos trabalhos realizados pelas comunidades, como viveiro e depósito de guaraná orgânico produzido pela associação de produtores de guaraná, aviário escola (criação de frango) e a usina de energia solar.
No encerramento a comunidade ofereceu um almoço para os visitantes com produtos locais. O projeto MUQUEU (Multiplicação de Quelônios do Urupadí) conta com o apoio da Prefeitura de Maués, IFAM (Campus Maués), Projeto Pé de Pincha, Instituto Acariquara, UFAM, AAFAU e CoperÇapó.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma cena alegre e movimentada de soltura de filhotes de quelônios em um ambiente natural. Em primeiro plano, há várias pessoas agachadas em uma fileira, cada uma segurando uma caixa plástica branca inclinada, de onde estão saindo dezenas de pequenos filhotes de quelônios que se espalham pela areia rumo à água, que não é visível, presumivelmente está fora do enquadramento. Essas pessoas parecem fazer parte de um projeto ambiental e estão participando ativamente da soltura. Elas estão sorrindo e demonstram entusiasmo e cuidado com os animais. Algumas usam camisetas de cores diferentes com logotipos, indicando que fazem parte de organizações ou voluntariados. Ao fundo, atrás de uma faixa azul com os dizeres “Projeto Muquẽu – Manejo de Quelônios”, há uma grande multidão de crianças e adultos observando atentamente e tirando fotos com celulares.
Texto: Carlos Souza
Foto: Acervo da Comarca de Maués
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660